Novas mídias, consumo, interatividade. Novidades nas pesquisas
O coquetel de lançamentos reuniu cerca de 300 autores, professores, estudantes e convidados no Salão da Pastoral Anchieta. Em meio ao compartilhamento de pesquisas e ideias, uma novidade reforçava a atenção crescente dedicada às novas plataformas de comunicação: o lançamento, pela primeira vez na Compós, de cinco e-books, com estudos na área; e de um DVD, no qual o professor Erick Felinto, da Uerj, apresenta uma coletânea de entrevistas com o filósofo tcheco Vilém Flusser. O organizador da iniciativa, professor Leonel Azevedo Aguiar, coordenador de jornalismo da PUC-Rio, destacou a contemporaneidade dos livros:
– São todos livros de temas recorrentes da atualidade. Pesquisas que acabaram de sair da academia e estão aqui – ressaltou.
A dicção contemporânea é observada, por exemplo, em Avatar - O futuro do cinema e a ecologia das imagens digitais (Editora Sulina, 119 páginas), assinado também por Felinto, em parceria com a professora Ivana Bentes, da UFRJ. A ideia do livro nasceu de uma conversa pelo Twitter entre pesquisadores da área de comunicação a partir das primeiras impressões sobre o filme Avatar, de James Cameron. Segundo o autor, a proposta era vencer as resistências da crítica e da teoria da cultura midiática, "que tende a olhar as produções hollywoodianas como apenas mais uma".
– A ideia foi propor novas maneiras de encarar essas produções. É importante pensar a forma de consumo delas – ressalta Felinto.
Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ e ensaísta do livro, acrescenta que a intenção foi fugir do juízo de gosto imediatista da relação “gostei, não gostei”. Leituras políticas, estéticas, filosóficas e ecológicas podem ser feitas também através de filmes dedicados à cultura de massa.
– Um filme como Avatar pode ter muito mais impacto sobre o imaginário global do que uma conferência como a que aconteceu em Copenhague – comparou Ivana, referindo-se à mais recente reunião de líderes mundiais para o estabelecimento de novos compromissos ambientais.
Outro título igualmente contemporâneo é Personas materno-eletrônicas - Feminilidade e interação no blog Mothern (Editora Sulina, 286 páginas), vencedor do Prêmio CAPES – Tese 2007. A professora Adriana Braga, da PUC-Rio, analisou por quatro anos aquele blog para traçar uma radiografia da maternidade no século XXI.
– Acompanhei a dinâmica organizacional do blog e identifiquei como essas mulheres negociavam a sua feminilidade – conta Adriana.
Lançamentos Compós 2010
Livros:
1. Título: Retórica e Mídia.
Autor: Fernanda Lima Lopes e Igor Sacramento (Orgs.)
Editora: Insular
2. Título: A serpente, a maçã e o holograma. Esboços para uma Teoria da Mídia.
Autor: Norval Baitello Junior
Editora: Paulus
3. Título: Radiografia da metrópole carioca.
Autor: Michelle Sales
Editora: Multifoco
4. Título: A Segunda Cinelândia carioca: cinemas, sociabilidade e memória na Tijuca.
Autor: Talitha Ferraz
Editora: Multifoco
5. Título: Aqui ninguém é branco.
Autor: Liv Sovik
Editora: Aeroplano
6. Título: Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia.
Autor: Ana Paula Goulart Ribeiro e Igor Sacramento (Orgs.)
Editora: Pedro & João Editores
7. Título: Núcleo de Especiais RBS TV - ficção e documentário regional.
Autor: Elizabeth Duarte e Maria Castro (Orgs.)
Editora: Sulina
8. Título: O Jornalismo online: Modo de fazer.
Autor: Carla Rodrigues (Org.)
Editora: PUC-Rio / Sulina
9. Título: A Internet na América Latina
Autor: Sueli Fragoso e Alberto Efendy (Orgs.)
Editora: Unisino / Sulina
10. Título: Nos bastidores da Wikipédia Lusófona: percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line.
Autor: Telma Johnson
Editora: E-papers
11. Título: Letra impressa: comunicação, cultura e sociedade.
Autor: Eduardo Granja Coutinho e Márcio Souza Gonçalves (Orgs.)
Editora: Sulina
12. Título: Mídia e religião: entre o mundo da fé e o do fiel
Autor: Viviane Borelli (Orgs.
Editora: E-Papers
13. Título: Arenas da Comunicação com o Mercado - articulações entre consumo, entretenimento e cultura.
Autor: Centro de Altos Estudos da ESPM (Org.)
Editora: Editora Alameda
14. Título: Esfera pública, redes e jornalismo.
Autor: Ângela Marques; Cláudio Coelho; Dimas Kunsch; Dulcilia Buitoni; Carlos Costa; Caio Túlio Costa
Editora: E-papers
15. Título: Juventude e Consumo.
Autor: Everardo Rocha e Cláudia Pereira
Editora: Mauad
16. Título: Pesquisa Empírica em Comunicação.
Autor: José Luiz Braga; Maria Immacolata Vassalo de Lopes; Luiz Cláudio Martino (Orgs.)
Editora: Paulus
17. Título: Televisão e Realidade.
Autor: Itania Maria Mota Gomes (Orgs.)
Editora: Edufba
18. Título: Aspectos do cinema português.
Autor: Jorge Cruz, Leandro Mendonça, Paulo Filipe Monteiro e André Queiroz (Orgs.)
Editora: UERJ, SR-3, LCV
19. Título: Mídia representação e democracia.
Autor: Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli (organizadores)
Editora: Hucitec
20. Título: Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil.
Autor: André Lemos e Fábio Josgrilberg (Orgs.)
Editora: Edufba
21. Título: O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária.
Autor: André Lemos e Pierre Lévy
Editora: Paulus
22. Título: Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern.
Autor: Adriana Braga
Editora: Sulina
23. Título: Avatar - o futuro do cinema e a ecologia das imagens digitais.
Autor: Erick Felinto e Ivana Bentes
Editora: Sulina
24. Título: O que pesquisar quer dizer - como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da Capes.
Autor: Juremir Machado da Silva
Editora: Sulina
25. Título: Comunicação e indústria audiovisual - cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90.
Autor: João Guilherme Barone Reis e Silva
Editora: Sulina
26. Título: Cinema gaúcho - diversidades e inovações.
Autor: Cristiane Freitas Gutfreindd e Carlos Gerbase (Orgs.)
Editora: Sulina
27. Título: Vigilância e visibilidade - espaço, tecnologia e identificação.
Autor: Fernanda Bruno, Marta Kanashiro e Rodrigo Firmino (Orgs.)
Editora: Sulina
28. Título: Descrever o visível - cinema documentário e antropologia fílmica.
Autor: Marcius Freire e Philippe Lourdou (Orgs.)
Editora: Estação Liberdade
29. Título: Sala de aula Interativa.
Autor: Marco Silva
Editora: Loyola
30. Título: Educação Online.
Autor: Marco Silva (Orgs.)
Editora: Loyola
31. Título: Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas.
Autores: Marco Silva, Lucila Pesce e Antônio Zuin (Orgs.)
Editora: Wak
32. Título: Sociabilidade, Comunicação e Política: a experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador.
Autor: Cíntia SanMartin Fernandes
Editora: E-papers
E-books:
1. Título Caderno de Viagem. Comunicação, Lugares e Tecnologias.
Autor: André Lemos.
Disponível em: http://editoraplus.org
2. Título: A cibercultura e seu espelho: Campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa.
Autor: (Org.) Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto
Disponível em: http://www.abciber.org/publicacoes/livro1/
3. Título: Comunicação e consumo nas culturas locais e global.
Autor: Gisela Grangeiro da Silva Castro e Maria Aparecida Baccega
Disponível em: http://ppgcom.espm.br/publicacoes
4. Título: Caleidoscópio Midiático: o consumo pelo prisma da comunicação.
Autor: Gisela Grangeiro da Silva Castro e Marcia Perencin Tondato
Disponível em: http://ppgcom.espm.br/publicacoes
5. Título: Comunicação e consumo: primeiros ensaios.
Autor: Gisela Grangeiro da Silva Castro e Fernanda Elouise Budag
Disponível em: http://ppgcom.espm.br/publicacoes
DVD:
Título: We shall survive in the memory of othrers (Sobreviveremos na memória dos outros)
Tradução: Erick Felinto
Produção: Universität der Künste Berlin e Fundação C3 de Cultura e Comunicação