Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Campus

Começa “Apenas o fim”

Glaucia Marinho - Do Portal

15/01/2008

A história se passa no campus da PUC-Rio. Um casal de namorados está terminando um relacionamento. Adriana, personagem de Érica Mader, 22 anos, 6º Período de História, decide sair da faculdade, ir embora. Antônio, seu namorado, é um nerd sortudo, como define Gregório Duvivier, 21 anos, 8° período de Letras.

O convite aos dois atores para integrar o longa-metragem partiu do diretor Matheus Souza, 19 anos, estudante do 5° período de Comunicação Social. Além de estudarem juntos na universidade, Érica, Gregório e Matheus são companheiros no curso de Teatro Tablado.

- Adorei o roteiro, é simples, inteligente, uma boa idéia de filmar, fazer e contar. Todos estão dispostos a aprender, compraram a idéia. Vontade de fazer cinema sem desprendimento de uma megaempresa, diz Gregório.

Segundo Matheus, todas as referências do filme são cinematográficas e um dos objetivos é dialogar com a história do cinema. Por isso, dentro do filme acontece outro filme. A linguagem, ele define como o grande diferencial do filme, e deverá ser a marca do seu primeiro longa, que terá 70 minutos. Matheus Souza já dirigiu curta-metragens e peças de teatro.

- Existem três tipos de diretores: os que vêm dos cursos de cinema e ficam apavorados com os atores, os que vêm de teatro e ficam apavorados com a técnica e os que vêm da escrita e ficam apavorados com tudo.

Ele conta que já passou por todas essas experiências e o melhor jeito de aprender é fazendo. A etapa de captação de recursos começou com a rifa de uma garrafa de uísque e muitos pedidos de contribuição. A PUC-Rio, por exemplo, está ajudando com equipamentos e locação.

- Um filme fácil de produzir, de baixo orçamento, pouca ação, apenas uma locação, centrado em dois personagem, plausível. Um filme possível, diz Matheus.

Ele pretende inscrever o filme em festivais e a estréia poderá vir a ser no Festival do Rio:

- Quero ganhar Cannes! - brinca.

À exceção do eletricista e do operador de som, que já haviam trabalhado com Érica Mader, toda a equipe é formada por alunos dos cursos de Comunicação, História, Letras e Design. Os estudantes escolheram as férias para filmar para não ter problemas com a universidade. Professores do Departamento de Comunicação Social ajudaram lendo e aprovando o roteiro.