Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2022


Esporte

Dupla campeã do PUC Surf comemora vitória suada

Felipe Machado - Do Portal

09/01/2008

Era um sábado de manhã acinzentada. Assim como o sol, as ondas também não estavam boas. Nada disso desanimou os surfistas, que compareceram à terceira etapa do PUC Surf 2007. O cenário quase perfeito foi a praia da Reserva, na Barra da Tijuca. Mariana Malaguti, que se consagrou campeã, atribuiu a vitória a uma combinação de paciência e sorte. Aluna do primeiro período de Desenho Industrial da PUC-Rio, ela subiu ao pódio da categoria feminina. Na categoria masculina, o vitorioso foi o administrador de empresas Sérgio Marchetti, que também ficou em primeiro lugar no ranking geral do circuito. Formado em 1997 pela PUC-Rio, ele participa desde o primeiro circuito, há cinco anos, e já é bicampeão. Sua primeira vitória geral foi em 2005.

Este ano, seu primeiro lugar estava ameaçado pelo também ex-aluno João Paulo Pimentel, mas ele diz ter tido mais sorte, além de melhor desempenho. “Nem ia vir, porque estava gripado, não estava me sentindo bem, mas fiz um sacrifício, e consegui”, conta Sérgio. Aos 35 anos, ele surfa desde os 11 e também organiza campeonatos, como o recém-fundado Barramares Surf Club.

Normalmente, as etapas do PUC Surf são espalhadas durante o ano todo, mas, em 2007, ficaram mais próximas umas das outras, segundo Sérgio, por causa dos jogos Panamericanos. Ele não vê desvantagem, mas gosta do clima de confraternização em diferentes épocas do ano, e não concentrado em poucos meses.

O que surpreendeu os organizadores em 2007 foi a superação do número de inscrições de mulheres em relação ao de homens. Isso aconteceu porque a categoria masculina é – e sempre foi – fechada a alunos e ex-alunos da PUC, já a feminina este ano estava aberta, independente de idade, curso ou faculdade. Segundo o organizador, Guilherme Braga, isso aconteceu “para deixar a competição mais agradável, com mais mulheres”. Para a vitoriosa Mariana Malaguti, o maior número de competidoras serviu também para dar mais sabor à vitória.