Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

Dom Orani: solidariedade deve se perpetuar

Lais Botelho - Do Portal

16/04/2010

 Mauro Pimentel O arcebispo do Rio de Janeiro e Grã Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta, esteve hoje, sexta-feira, 16/04, na universidade e celebrou na Igreja Sagrado Coração de Jesus a Missa do Espírito Santo. A missa fez parte da Celebração Litúrgica de Abertura do Ano Letivo que é realizada em todas as universidades pontifícias do mundo. Na ocasião, Dom Orani relembrou a tragédia provocada pelas chuvas na semana passada, que já deixaram 253 mortos no estado do Rio de Janeiro. Ressaltou também, a necessidade da perpetuação do espírito de solidariedade.

– Às vezes a solidariedade só ocorre em momentos trágicos como esse e depois cai no esquecimento, pois viramos a página – disse o Grã Chaceler da PUC.

Junto com Dom Orani também estavam presentes o reitor da universidade, Padre Jesús Hortal, S.J.,  e mais dez padres professores. O reitor explicou o motivo das vestes vermelhas e fez seus votos para o ano:

– Estamos todos com parametros vermelhos pois estes representam a cor do Espírito Santo. Pedimos a Ele pelo bom andamento do ano e que possamos cumprir nossas tarefas ao longo de 2010.

Capelão da igreja da PUC, o padre Djalma Rodrigues de Andrade, reafirmou as palavras de Jesús Hortal:

 Mauro Pimentel – Essa missa de abertura dos cursos representa o nosso agradecimento a Deus pela história da PUC e a benção pelas atividades já realizadas e as que virão.

O celebrante, Dom Orani, destacou também a dificuldade de fazer-se entender em uma geração marcada por variadas formas de falar e pensar. Segundo ele, é preciso que a Igreja tenha uma linguagem compreensível a todos.

– Devemos nos renovar tanto com pesquisas e informações quanto nas relações sociais. Assim poderemos encontrar um caminho – explicou.

Professores, funcionários e alunos com suas famílias estiveram na missa.