“Comunicação corporativa não é despesa, é investimento”, avaliou Jaíra Reis, diretora executiva da Casa do Cliente, em palestra na PUC-Rio. A jornalista apontou as condições para se implantar um novo modelo de "comunicação integrada" nas empresas e apresentou dois casos de sucesso: nas empresas do Grupo EBX, do bilionário Eike Batista, e na centenária Seguradora SulAmérica.
Jaíra explicou que comunicação estratégica e integrada são, na prática, sinônimos. Segundo ela, as empresas devem “fazer em casa o que se propõe a fazer ao público”. Pois, disse ela, o público interno tem de estar alinhado como que acontece na empresa. Assim, o profissional de comunicação assume papel central, para gerir as informações internas e alinhar dos empregados às metas da organização.
De acordo com a consultora, o sucesso de qualquer empreendimento depende da participação das "partes interessadas". Por isso, é necessário que as expectativas e necessidades corporativas sejam conhecidas e consideradas pelos gestores.
A jornalista usou o exemplo do Grupo EBX para ilustar a importância da comunicação interna. O próprio Eike Batista encomendou uma campanha para divulgar as empresas do grupo entre os milhares de funcionários. O resultado foi positivo. Por meio de folders, divulgalção via intranet e eventos semanais, os empregados passaram a conhecer melhor os diversos segmentos da EBX.
– Quase 100% dos empregados aderiram. O mais importante é adotar a estratégia certa e escolher a mídia mais conveniente para atingir esse público – explicou Jaíra.
A consultora expôs também o caso da SulAmérica. Segundo ela, valores como transparência e agilidade precisavam ser incorporados pelos empregados para depois consolidar a marca entre os clientes.
– A campanha interna faz parte da quebra de paradigmas. O posicionamento da marca não pode ser apenas discurso. Deve ser mudança de fato, a começar pela estrutura interna – afirmou a consultora.
A gerente de Comunicação e Ambiente Organizacional da Embratel, Cida Cunha, também deu exemplos de como ações de comunicação integrada, alinhadas à comunicação externa, são importantes para a marca e para os funcionários. Segundo ela, o slogan “Faz um 21”, da Embratel, ilustra esta integração. Cida contou que a frase urgiu internamente, entre os funcionários, e virou tema de publicidade da empresa.
Para Marilene Lopes, professora de Comunicação Corporativa e organizadora das palestras, é fundamental entender a comunicação como estratégia para negócios:
– Temos que entender a comunicação integrada como investimento para construção de uma marca e valorizar o público interno para desenvolver essa comunicação.
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