Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Campus

"Não caminhamos sozinhos", diz Pe. Hortal

Fernanda Ralile, Gabriela Ferreira e Glaucia Almeida Marinho - Do Portal

13/12/2007

O reitor da PUC-Rio, Pe. Jesus Hortal, S. J., apresentou nesta sexta-feira, 14, o “Relatório da Reitoria” relativo a 2007. O portal PUC-Rio Digital acompanhou ao vivo a fala do reitor, que completa 13 anos à frente da universidade e fez um balanço de fim de ano da instituição. Dividido em seis partes, o discurso do reitor ressalta a importância da articulação da universidade em fóruns estaduais, nacionais e latino-americanos que fortalecem a atuação da PUC-Rio. Ele abordou, também, questões relacionadas à sustentabilidade financeira da instituição, mostrando o alto percentual de bolsistas entre os 11.864 alunos,  indicador da preocupação social da universidade.

O compromisso da PUC-Rio com o meio ambiente e o desenvolvimento do Ginga, linguagem escolhida para a implementação do padrão brasileiro da TV Digital, foram outros pontos destacados no discurso. Para 2008, a expansão do campus da PUC-Rio para a Barra da Tijuca, a construção do novo prédio de laboratórios, financiado pela Petrobras, e uma reforma no antigo Colégio São Marcelo são o foco em termos de novas instalações.

O Portal PUC-Rio Digital repercutiu o discurso do reitor, que pode ser revisto aqui ou lido na íntegra em edição especial do Jornal da PUC:

Pe. Josafá Siqueira, vice-reitor da PUC-Rio: “Se nós conseguirmos equilibrar o nosso orçamento, muitas coisas poderão vir, como novos cursos, por exemplo. Acho que 2008 irá refletir ainda mais o grau de maturidade adquirido pela PUC-Rio em termos acadêmicos e administrativos.”

 

Prof. Luis Carlos Scavarda, vice-reitor Administrativo da PUC-Rio: “2008 vai ser um ano em que a área de ensino superior terá maior visibilidade, será um grande gerador de riquezas que vai corresponder cada vez mais à sociedade. Vejo como um ano promissor, positivo, de muito crescimento.”

Prof. Augusto Sampaio, vice-reitor Comunitário: “Em 2008, espero que a PUC-Rio continue sendo uma universidade que busque a excelência, sem deixar de ser solidária. Excelência e solidariedade resumem a universidade.”

Prof. José Ricardo Bergman, vice-reitor Acadêmico: “O balanço desse ano foi muito bom e a apresentação foi bem interessante. No ano que vem vamos ter um bom cenário e vamos poder enfrentar os desafios com tranqüilidade”.

Pe. Francisco Ivern, vice-reitor de Desenvolvimento: “Dentro das limitações financeiras, o balanço foi positivo, principalmente as relações com a Petrobras. Temos que olhar para o futuro e nos programar tanto do ponto de vista financeiro como do acadêmico. As pessoas falam em sustentabilidade, mas temos que pensar em interdisciplinaridade também. Temos que inovar e integrar o social”.

Prof. Luiz Roberto Cunha, futuro decano do CCS (Centro de Ciências Sociais): “Para 2008, nós do CCS vamos desenvolver estudos sobre cidades, especialmente o Rio de Janeiro. Também estamos nos empenhando na construção física e social de mais uma unidade da PUC-Rio, a São Bento, na Baixada fluminense.”

Prof. Luiz da Silva Mello, coordenador central de Planejamento e Avaliação: “O ano de 2007 foi muito bom para a universidade. O departamento de informática teve grande sucesso. Agora temos que andar no equilíbrio financeiro, pois ano que vem será de grandes investimentos na área de pesquisa. Nós vamos subir de patamar”.

Prof. Pedricto Rocha Filho, coordenador da CCE (Coordenação Central de Extensão): “O balanço deste ano foi muito bom. O reitor cobrou do corpo docente uma participação cooperativa importante. A união fez o nosso sucesso. A CCE da Barra vai ser o ponto alto de 2008. O momento é de expandir.”

Prof. Reinaldo Calixto, decano do CTC (Centro Técnico Científico): “Em 2008, vamos  buscar uma qualidade de ensino cada vez maior. E que a sociedade continue reconhecendo a PUC-Rio como uma instituição que forma alunos bem preparados. E o CTC deverá pensar na distribuição de suas instalações, sobretudo após a construção do prédio da Petrobras.”

Prof. Mauro Pena, substituto do prof. Francisco de Paula Neto, decano de Ciências Biológicas e Medicina: “O balanço 2007 é uma forma instigante de pensar no futuro. No Centro de Ciências Biológicas e Médicas, estamos empenhados na construção da graduação de medicina, e nos mobilizando para construirmos um núcleo ou instituto da terceira idade.”