Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2024


Campus

A indiferença segundo Santo Inácio de Loyola

Clarissa Pains - Do Portal

11/03/2010

Indiferença é, para muitos, um sentimento negativo. Porém, para os seguidores de Santo Inácio de Loyola, ser indiferente pode significar ter fé. Promovida pelo Centro Loyola de Fé e Cultura, a série Encontros com Inácio começa neste sábado (13/03), às 9h, com o tema "Indiferença Inaciana". Este é o segundo ano da atividade, que busca promover o encontro entre a fé e as culturas contemporâneas num “espaço de conversa e partilha”, segundo a assessora de Fé e Cultura do Centro, Anna Volter. Os encontros são gratuitos e, ao longo deste ano, serão quatro reuniões – duas em cada semestre.

Inácio de Loyola foi da corte de Navarra, na Espanha, e, depois de ser ferido em batalha, adotou a vida religiosa. Segundo Anna, “ele deu à Igreja um impulso inovador: desenvolveu uma nova metodologia de oração, com novos valores postos em destaque”.

– Simplificando, ele dizia que quando o sentido da vida vem da fé, da certeza de que Deus está em tudo e em todos, as pessoas são levadas a olhar para certos aspectos da vida com indiferença. Dessa forma, se tornam mais felizes porque a diferença entre riqueza e pobreza, vida longa e breve passa a causar menos angústia – explica Anna – Ele esboçou questões muito atuais, que foram desenvolvidas mais tarde por pensadores como Sigmund Freud.

Um trecho da oração de Santo Inácio ajuda a esclarecer a fala de Anna: “Segundo vossa vontade, dai-me somente o vosso amor, a vossa graça. Isto me basta. Nada mais quero pedir”. Nascido no final do século XV, Santo Inácio foi um dos fundadores da Companhia de Jesus e ajudou a criar escolas e seminários por toda a Europa.

A psicanalista e terapeuta de família Maria Inês Saadi de Tozatto e o integrante da organização Comunidade de Vida Cristã Adriano Vaz Neto serão os palestrantes desse primeiro encontro.

Os Encontros com Inácio são coordenados por Anna Volter e também por Anna Penalber, administradora do Centro Loyola de Fé e Cultura. As inscrições podem ser feitas no site www.clfc.puc-rio.br.