Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

Recepções informais facilitam a inclusão do calouro

Lais Botelho - Do Portal

03/03/2010

 Mauro Pimentel

Depois das apresentações formais aos calouros, na segunda-feira, os veteranos ganham espaço na programação de boas-vindas. Amanhã, duas bandas se apresentam, a partir das 19h, no Diretório Geral dos Estudantes (DCE), na Vila dos Diretórios. Nestas quarta e quinta-feira, serão disputados os jogos finais do torneio de futebol masculino só para novatos. “Esse tipo de iniciativa ajuda a integração do novo aluno à universidade", ressalta Renato Callado, coordenador de Educação Física da PUC-Rio. "A chuva não será problema”, garante ele.

O pacote de boas-vindas é embalado também por festas quinzenais do Centro Acadêmico de Comunicação Social. A primeira está marcada para amanhã, às 19h. A festa abre a série de "chopadas" previstas para o semestre. André Carvalho, integrante do Cacos, lembra que a agenda de boas-vinda inclui outras atividades, como a Gincana Solidária e a recepção fora do campus, dia 18, na boate Nossa Sem Hora, em Copacabana.

- É importante que os alunos procurem os Centros Acadêmicos, porque lá eles sempre encontrarão veteranos dispostos a ajudar e promover esse ambiente de integração à faculdade - orienta André. 

Na programação elaborada pelo Conselho Representativo dos Alunos de Artes (CRAA) destacam-se as brincadeiras na Vila dos Diretórios. Um espécie de aperitivo ao trote tradicional. "Com essas brincadeiras, os calouros podem se conhecer melhor.  Além disso, aproveitamos para explicar o que é o Centro Acadêmico e as particularidades do curso", explica Paulo César Januário, participante do Conselho.

 Mauro Pimentel A festa de amanhã, no Diretório Geral dos Estudantes, será animada pelas bandas Um porém Dois e Heliodorus. A veterana Carolina Peterli, integrante do DCE, observa que a agenda de festas soma-se ao apoio a inciativas como os trotes solidários e a gincana iniciada ontem. Na Gincana Solidária, calouros e veteranos podem doar alimentos, roupas e calçados, até o dia 6 de abril, para os respectivos centros acadêmicos. Ainda na programação da gincana, os estudantes poderão doar sangue no Salão da Pastoral, de 18 de março a 6 de abril. O centro vencedor será premiado no dia 7 de abril, no Anfiteatro Junito Brandão, às 15h.

Somados às recepções oficiais, essses batismos informais ajudam o calouro a se inserir na comunidade acadêmica e a entender melhor as particularidades deste mundo novo. Assim avaliam as colegas Karina Groisman e Marta Szpacenkopf, ambas de 17 anos e calouras do curso de Comunicação Social:

- É muito bom sermos recebidas assim. Já conhecemos várias pessoas e vamos participar de todos os eventos programados.