Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Cidade

Fantasias inusitadas deram o tom no desfile do Suvaco

Lucas Soares - Do Portal

08/02/2010

 Mauro Pimentel

Mais de 30 mil foliões fizeram a festa do Suvaco do Cristo no último domingo (7/02), segundo informações da Guarda Municipal. A concentração do bloco começou por voltas das 8h, em frente ao Bar Jóia, animada pela banda do Cordão da Bola Preta que chegou a tocar “Parabéns pra Você” em homenagem aos 25 anos do bloco. Mesmo com o calor de 40°C, as pessoas fizeram a festa desfilando e cantando o enredo que comemorou o jubileu do Suvaco.

Ruas interditadas, 120 banheiros químicos, ambulâncias à disposição, tudo a postos para o início da festa. O bloco começou seu desfile por voltas das 10h da manhã, contrariando as expectativas de que poderia sair mais cedo. À frente, estava a porta-bandeira Cynthia Howlett, apresentadora do GNT que há oito anos desempenha a função. Em seguida vinham a ala das baianas, formada por senhoras do Morro Dona Marta, e a bateria que ditava o ritmo do desfile. A irreverência e a criatividade nas fantasias deram o tom cômico à festa. Muitas pessoas capricharam nas produções. Houve de tudo. De fantasias de paquitas a personagens inspirados no sucesso dos cinemas Avatar.

 Mauro Pimentel

Carolina Besamart, arquiteta formada pela PUC-Rio, foi uma das que chegaram cantando sucessos da Xuxa. Ela e mais 50 meninas formaram o grupo que decidiu se fantasiar de paquitas. Ela explica que todo ano, três meses antes do carnaval, elas escolhem um tema para a fantasia. Em 2009 elas vieram de chope.

– O grupo é formado por amigas de amigas que vão se juntando. Todo ano combinamos as fantasias com os meninos – explica a estudante.

Os meninos que Carolina fala são os rapazes que vieram de “panteras cor-de-rosa”. Eduardo Cavalcante, formado em engenharia pela PUC, era uma das panteras. Ele explica que já saiu, junto ao grupo de rapazes, como Pedrita, bailarina e Pequena Sereia. O pai de Eduardo, que desfilava junto com o filho no momento, revelou que Eduardo gosta de carnaval desde cedo.

– Ele esteve no primeiro desfile do Suvaco. Eu o trazia desde pequeno.

Outro grupo que fez sucesso na manhã de domingo foram os fantasiados de navis’, personagens do filme Avatar. Júlia Faria, estudante do 5° período de administração aprovou a festa:

– Estou adorando. O Suvaco é o único bloco em que saio fantasiada. Já vim de bombeira, pirata e suvacologista. Esse ano nos inspiramos no filme – conta a estudante.

Acordar cedo não foi problema para o grupo vestido de Avatar. De acordo com Júlia, os amigos viraram a noite. Vieram direto da festa de formatura do curso de Direito para o Jardim Botânico.

Inusitado também foram os alunos do curso de direto da PUC que vieram vestidos com o tema “A Terra do Nunca”. Tinha Peter Pan, Sininho e até o crocodilo Tic Tac. Guilherme Labronici, formado em 2007, vestiu a fantasia do réptil. Com a temperatura beirando os 40°C, ele era refrescado com água de tempos em tempos pelos amigos. Grigo, como é conhecido pelos colegas, tinha segurança de que chegaria a Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea, com a fantasia. E chegou.

– É mole. Hoje é só o primeiro dia, é só o esquenta. Ainda vão ter muitos blocos até o carnaval – promete o estudante.

O desfile de 25 anos do Suvaco do Cristo terminou por volta das 13h10, dentro do previsto. O único descompasso da festa foi a prisão de seis homens flagrados urinando na rua. Os rapazes foram levados para a 15ª DP (Gávea) e foram autuados por ato obsceno.