Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Cidade

Simpatia é Quase Amor leva mais de 50 mil às ruas

Lais Botelho - Do Portal

08/02/2010

 Mauro Pimentel

O calor de 39 graus não intimidou os foliões do bloco Simpatia é Quase Amor que arrastou mais de 50 mil pessoas pelas ruas de Ipanema no sábado (6/02). Com concentração às 14h e saída às 16h, o bloco partiu da Praça General Osório, seguiu pela Rua Teixeira de Mello, Avenida Vieira Souto e terminou com o pôr do sol no posto 10. Apesar do policiamento reforçado e da quantidade considerável de banheiros químicos, houve registro de assaltos e 14 pessoas foram detidas por urinar na rua. Muitos também se queixaram da falta de lixeiras durante o percurso.

O primeiro-tenente Rezende, responsável há quatro anos pelo policiamento de toda Zona Sul, informou a equipe do Portal que os furtos nunca foram o problema principal durante os desfiles dos blocos.

 - Os problemas mais recorrentes em blocos são as brigas, casos de desidratação e a dificuldade de dispersar as pessoas no final. O álcool certamente contribui para tudo isso - disse o tenente.

Apesar disso, Diego Sá, estudante do Colégio Santo Agostinho da Barra da Tijuca, foi vítima de um assalto durante o bloco. Segundo ele, os assaltantes eram meninos de rua e levaram o seu celular e também os aparelhos de seus três amigos.

- Eram quatro pivetes. Eles se aproximaram e perguntaram se a gente queria ver a arma que estava escondida. Na dúvida entregamos nossos celulares - contou Diego.

Outro problema constatado foi a pouca quantidade de lixeiras. Por falta de opção, os foliões jogavam suas latinhas, copos e garrafas ao longo da avenida. Mas o lixo não permanecia por muito tempo no chão. A parceria feita entre a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana) com a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio (Febracom) garantiu a realização da coleta, separação e prensagem do lixo reciclável durante o desfile. Ao todo, 45 dos 173 agentes ambientais capacitados pela Febracom atuaram na coleta de latas de alumínio, garrafas pet e papel.

A folia foi embalada com pessoas de todas as classes e idades, além de contar com muitos estrangeiros. Ana Tomasiewicz, polonesa, acompanhava seu marido e estava pela primeira vez no Rio. Hospedada na pousada Caminho do Corcovado, foi ao bloco por indicação da hospedagem.

- Já viemos três vezes ao Brasil e o Rio nos encantou. Muita cor, animação, vida. Um espetáculo para os olhos.

 Mauro Pimentel

O samba de 2010, "Não tem Dilema", foi uma homenagem ao centenário de Noel Rosa composto por seis pessoas: Jorgito Sapia, Daniel Pereira, Flavinho 7, Guilherme Sá, Alípio Carmo e Claudio Souza. Flávio Feitosa, o Flavinho 7, disse ao Portal que a seleção para escolha dos parceiros foi quase natural, pois eles já eram um grupo de amigos apaixonados pelo carnaval de rua. Além disso, dá a dica para uma boa composição:

 - A receita para um bom samba é: muita gargalhada, algumas cervejas e bom humor e, fundamentalmente, amor ao carnaval do Rio.