Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

Porto Alegre recebe VI Mutirão da Comunicação

Juliana Oliveto - Do Portal

03/02/2010

 Divulgação 

Entre hoje (03) e 07 de fevereiro, a PUC-RS recebe o VI Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe. O encontro será realizado no campus da universidade, em Porto Alegre, e vai promover debates, apresentações artísticas, exposições, oficinas e seminários temáticos.

Realizado desde 1998, o Mutirão da Comunicação é um evento regional que tem como propósito promover a reunião de estudantes, docentes e profissionais da área para trocar experiências e discutir questões relevantes ao exercício da comunicação em geral.

Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre em parceria com uma diocese e uma instituição de ensino local que sedia o encontro, o Mutirão é realizado a cada dois anos, reunindo participantes de toda a América Latina e do Caribe. O de Porto Alegre deveria ter sido realizado em 2009, mas foi adiado por causa da gripe suína. Em 2011, será a vez da PUC-Rio receber o evento. O professor Miguel Serpa Pereira, coordenador de pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da universidade, está à frente da organização.

– A comunicação é um dos centros da vida cotidiana. Cabe-nos indagar se ela está sendo, de fato, elemento de transformação de comportamentos e mentalidades no sentido de construirmos um mundo mais justo e mais fraterno. – diz.

 Reprodução

O tema “Comunicação e vida: diversidade e mobilidades” é o mesmo da Campanha da Fraternidade de 2011. Miguel Pereira reafirma que é uma oportunidade para a universidade colaborar com a CNBB, especialmente porque o arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, é o responsável pelo Conselho Pastoral de Educação, Cultura e Comunicação.

– O tema quer mostrar que é preciso respeitar e contemplar a diversidade da vida. Não podemos discriminar ninguém. Devemos dividir a vida com todos. Conflitos e guerras são inadmissíveis na sociedade humana. Devemos buscar sempre o bem de nós mesmos e dos outros.

O professor ressalta, também, que momentos de solidariedade como o que se está vivendo com relação ao Haiti, devem ser uma atitude cotidiana e não uma exceção. A preparação para o evento já começou.

Uma equipe da PUC-Rio foi para o mutirão em Porto Alegre já com uma ideia sobre o que vão fazer para o encontro de 2011. A participação na elaboração será estendida a alunos e professores.

- Todos poderão participar de uma forma ou de outra. Queremos também dialogar com a sociedade. Por isso, devem vir agentes de diversas áreas da comunicação, assim como dos diversos meios. - explica Serpa.