Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

Alunos da PUC apresentam projeto para prefeito

Luísa Sandes - Do Portal

01/02/2010

Quando faziam parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE), quatro alunos de administração da PUC-Rio pensaram, entre outras propostas, em promover o projeto Portão Legal, que envolveria a melhoria do terminal rodoviário em frente à universidade. Diferentemente do bicicletário finalizado em 2008 com parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro e da seguradora SulAmérica, essa ideia não saiu do papel. Mas, dois anos mais tarde, o estudante Eduardo Shalders tirou o projeto da gaveta em uma aula de empreendedorismo social e procurou os amigos Daniel Santos, Himalaia Tuppy e Marcelo Heráclito para juntos viabilizarem o plano.

 Mauro Pimentel

A revitalização pretende, antes de qualquer coisa, legalizar os quiosques da área. Para isso, os donos terão que pagar impostos, luz e água. A reforma também visa tornar o espaço mais iluminado, agradável e limpo. Na medida do possível, ela será realizada a partir de materiais e tecnologias sustentáveis, como, por exemplo, a utilização de bambu para a construção dos quiosques.

– Por enquanto temos um anteprojeto feito em cima da planta, não na topografia do local. Ainda não levantamos os dados detalhados, mas pretendemos respeitar o conceito de sustentabilidade, como manter o maior número de árvores em suas posições originais Queremos preservar parte do rio rainha a céu aberto e construir um sistema de coleta seletiva para reciclagem de lixo – contam Daniel Santos e Eduardo Shalders.

Em relação à limpeza do local, o projeto quer promover a construção de dois banheiros públicos. Além disso, uma empresa seria contratada para cuidar e manter a segurança da praça. Os idealizadores do projeto também pretendem fazer a reciclagem da água da descarga dos banheiros e captação da chuva para irrigação das plantas da região. O pólo gastronômico, com mesas comuns a todos os quiosques, será integrado com a natureza e ficará distante da poluição produzida pelos carros. Para acabar com a desordem no trânsito, a rota dos automóveis vai ficar separada da dos ônibus, que poderão estacionar em um terminal rodoviário dividido em baias específicas para cada linha.

– Depois de fazer o projeto, nosso próximo passo era convencer a PUC que a reforma melhoraria a imagem da universidade. Já apresentamos o projeto para o Augusto Sampaio (vice-reitor comunitário), César Romero (coordenador do Departamento de Comunicação) e Padre Josafá (vice-reitor). O retorno foi positivo, eles querem melhorar o terminal há um tempo – diz Eduardo.

 Reprodução

O próximo passo é apresentar o projeto ao prefeito do Rio, Eduardo Paes. Na reunião, marcada para depois do carnaval, os alunos pretendem convencer o político a apoiar a ideia.

– Pretendemos fazer essa reforma este ano, quando a PUC completa 70 anos. Nosso objetivo não é trazer problemas, mas soluções para a universidade. E, para mostrar que o projeto é pra valer, recolhemos mais de duas mil assinaturas de alunos que o apoiam – diz Daniel.