Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2024


País

MEC divulga resultados do Enem

Lais Botelho - Do Portal

28/01/2010

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite  de ontem, quarta-feira (27), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir das 6h de sexta (29), os estudantes já poderão escolher, por meio do site , uma dentre as 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SISU).

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno poderá optar pelo curso desejado. A cada dia, a partir de 30 de janeiro, o sistema fará um processamento de acordo com as notas inscritas, divulgando uma nota de corte para cada curso.

Após ver o resultado, o aluno poderá, caso desejar, mudar o curso e /ou a instituição. Em 3 de fevereiro, o sistema gera a lista de alunos aprovados no Enem e as instituições se encarregam de fazer a seleção segundo as suas próprias notas de corte. De 15 a 20 de fevereiro, o MEC reabre uma nova fase de triagem com as vagas remanescentes. A partir do dia 20, uma segunda lista é divulgada. Uma última triagem está prevista para o período entre 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

A PUC-Rio disponibiliza 50% de suas vagas para alunos aprovados no Enem. Em 12 de fevereiro, a primeira lista dos selecionados será divulgada, junto com a quarta reclassificação do vestibular. De acordo com Vitor Damiani, da área de Coordenação do Vestibular da universidade, pode ser possível que as vagas disponíveis não sejam todas ocupadas, já que é necessário a obtenção de nota maior que 7.

Vazamento

Após o vazamento das provas, denunciado em 1° de outubro, as provas do Enem, que seriam realizadas nos dias 3 e 4 do mesmo mês, foram transferidas para os dias 5 e 6 de dezembro. Cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de São Paulo por furto, vazamento e tentativa de venda das provas. Devido ao episódio, que causou um prejuízo em torno de 45 milhões de reais aos cofres públicos, a aplicação do exame deixou de ser de responsabilidade do consórcio Connasel, passando para o Cespe/UnB e a Cesgranrio. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes foi substituído pelo físico Joaquim José Soares Neto, professor titular da Universidade de Brasília (UnB).