Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2024


Campus

Os frutos: estagiários ontem, profissionais hoje

Fabiana Freitas e Lívia Aragão

11/12/2007

Com um clima familiar e a filosofia de preparar o aluno para o mercado de trabalho, o Projeto Comunicar formou, ao longo de seus 20 anos, vários profissionais em todos os seus núcleos. Muitos destes ex-estagiários estão bem empregados, colocando em prática o que aprenderam no estágio, alguns continuaram no Projeto e outros voltaram, após experiências profissionais, para integrar a equipe de professores que apóiam o Comunicar. O estágio no Comunicar fez parte da vida de jornalistas conhecidos na grande imprensa. Marcio Gomes, por exemplo, jornalista e apresentador do “RJTV”, da TV Globo, foi um dos aprendizes, entre 1991 e 1992, no Núcleo de Jornalismo Impresso, o primeiro do Comunicar. Atualmente, é casado com a jornalista Taiga Correa, ex-estagiária nos anos de 1995 e 1996.


Quando Paula Autran, repórter do jornal "O Globo", entrou no Projeto Comunicar, em 1989, havia apenas o “Jornal da PUC”, que era redigido todo em máquinas de escrever, sem internet para apurar e nem e-mail para trocar informações. Para Paula, o aprendizado foi essencial para o seu futuro profissional: “Aprendi o bom português, técnicas de reportagem e de redação, além de trabalhar de forma ética e em equipe para fazer um jornal melhor.”


Alguns desses ex-estagiários escolheram um caminho diferente e retornaram para trabalhar no Comunicar. Weiler Filho tira as fotos que vão para o “PUC Urgente” e para o “Jornal da PUC”, que são editados por Renata Cantanhede. Diogo Maduell faz ilustrações para as mesmas publicações, e também animações para a TV PUC, onde Alessandra Cruz é responsável pela produção dos programas. Carmem Petit coordena o Núcleo de TV.


Na Agência Experimental de Propaganda, Lígia Rizzo faz atendimento publicitário. O diretor de arte Daniel Vargens e a programadora visual Bárbara Assumpção, além de trabalharem para a Agência, diagramam o “Jornal da PUC”. Felipe Gomberg, por sua vez, é assistente editorial da Editora PUC. Todos eles, ex-estagiários.


A edição 194 do “Jornal da PUC” traz o caderno “Projeto Comunicar 20 anos”.