Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2024


Texto

Férias: o que fazer?

Elisa Quadrio - Do Portal

11/12/2009

Jeff Belmonte

O clima de tensão, ansiedade, estresse, estudos, provas, trabalhos e noites sem dormir acabou e as tão sonhadas férias chegaram. Muitos pensam, outros sonham, mas a maioria não faz ideia do que fazer. Seja por falta de dinheiro, por ter muita ou nenhuma opção, as sonhadas férias acabam se reduzindo a ficar em casa, ir à praia, cinema e sair com os amigos. Porém, muito há o que se aproveitar, mesmo sem grandes verbas, pelo país ou mesmo no exterior.

 

E para quem ainda não sabe o que fazer e quer comemorar bastante esta época, os alunos da PUC-Rio deram algumas dicas de roteiro. E aproveitar não significa, necessariamente, gastar muito dinheiro. O Rio, o Brasil e o exterior oferecem opções para todos os perfis.

 

Com o clima natalino aflorado, a estudante de jornalismo Elisa Nogueira indica, e sonha, ver a cidade do Papai Noel, em Gramado, no Sul do país. Uma opção que se pode aproveitar com a família. Além de conhecer a famosa cidade, é possível desfrutar de bons restaurantes e vinhos.

 

– Um lugar que eu sempre quis ir, nesta época do ano, é Gramado para ver a cidade do Papai Noel. Como não tenho tido muito tempo, para quem pode ir, eu recomendo, para pelo menos aproveitar por mim - afirma animada.

 

 Misturando história e cultura, o aluno de direito Himalaia Tuppy, indica Tiradentes, a cidade da amiga, Camila Justino.

 

– Eu sempre vou com uns amigos para Tiradentes, acho que lá tem muita história. A própria cidade chama atenção. Parece que você está dentro da história que aconteceu. Pode, ainda, fazer tudo a pé ou andar no trem histórico e à noite, ir a uns bares com bebida e comida bem barata.

 

Já a estudante de letras Camila Justino brinca com o amigo “que roubou a cidade” em que viveu como opção, mas sugere outra alternativa de cultura e história no próprio estado do Rio.

 

– Como ele já falou da minha cidade, eu fico com Petrópolis. Acho que é uma cidade com muita cultura e história. Ir com a família, conhecer, durante o dia, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, de Princesa Isabel e o Palácio Quitandinha e, à noite, um bom restaurante em Itaipava. Você passa um fim de semana muito agradável a menos de uma hora do Rio.

 

Para quem deseja um roteiro mais ecológico e radical, as cachoeiras do Rio de Janeiro são pouco aproveitadas por cariocas. Elas são um ótimo lugar para relaxar depois de um longo período de trabalhos na faculdade, sem contar que representam outra opção para se refrescar e fugir da movimentação das praias lotadas.

 

Para literalmente fugir do clima quente, o aluno de administração Daniel Santos sugere a Serra dos Órgãos.

 

– Acho que se você quer ter contato com a natureza e praticar esportes radicais, uma boa dica é a travessia da Serra dos Órgãos; ou se não for tão radical, pode subir o Véu da Noiva. O que também gosto de fazer bastante é subir a Pedra da Gávea e saltar de asa delta. É maravilhoso ver o Rio lá de cima.

 

 Contudo, para quem não quer gastar muito, fugir do calor do verão e mesmo assim sair do Brasil, a estudante de comunicação social Amarílis Ventura indica Buenos Aires.

 

– Acho que um dos melhores lugares para ir no verão é Buenos Aires. Além de odiar o calor insuportável do Rio, parece-me um local fantástico, que mistura o glamour europeu com a festividade brasileira. É para lá que estou indo passar sete dias de férias, inclusive o Ano Novo. E como não tenho dinheiro para ir à Europa ou visto para os Estados Unidos, Canadá ou Ásia, vou mesmo para a América Latina.

 

Com as dicas dos alunos e muita disposição, é quase impossível não aproveitar as férias. 

 

Boa Viagem!