Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

XVIII Feira de Ideias e Ações Empreendedoras

Luigi Ferrarese - Do Portal

03/12/2009

 Luigi Ferrarese

Estudantes da PUC-Rio apresentaram, nesta terça-feira, 1, seus projetos na XVIII Feira de Ideias e Ações Empreendedoras. Mais de duzentos alunos de diversos cursos, inscritos nas seis turmas da disciplina Atitude Empreendedora, foram estimulados a desenvolver trabalhos em diferentes áreas.

 

 

 

Confira algumas propostas apresentadas:

 Rádio PUC
O projeto prevê que a Rádio PUC, disponível ao vivo no Portal PUC-Rio Digital, possa ser acessada também pelo telefone celular. Para a implementação do projeto, é necessário que se cumpra alguns trâmites burocráticos, como a exigência de uma concessão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Uma demonstração do funcionamento foi realizada no dia 19 de novembro. Das 10h às 20h, um sinal transmitiu a programação para todo o campus da universidade. A um custo baixo, a rádio atingiu um público de 2 mil pessoas.

 PUC Zen
A exemplo do que acontece em várias universidades no exterior, o projeto consiste na criação de um espaço de relaxamento na PUC-Rio. O ponto principal é oferecer aos estudantes uma oportunidade de aliviar o estresse do dia a dia, como medida para melhorar o desempenho escolar. Com a utilização de técnicas de shiatsu, o objetivo é criar um ambiente fechado que ofereça som ambiente, televisão, acesso à rede de internet wi-fi, pufes e sofás. Os autores da proposta já coletaram mais de quinhentas assinaturas e o apoio do DCE Roda Viva. Os custos teriam que ser financiados pela Vice-Reitoria Comunitária ou pelo Centro de Pastoral Anchieta.

 Brinquedoteca
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Pequeno Hans, em Jardim Sulacap, atende crianças com transtorno mental grave, como autistas e psicóticas. A estrutura de que dispõe, no entanto, é precária. A iniciativa dos alunos de Empreendedorismo possibilitou a instalação de uma brinquedoteca no espaço oferecido. Após uma campanha de divulgação, os estudantes arrecadaram doações de brinquedos e objetos que permitissem aos pacientes usufruir de um ambiente aconchegante, já que muitos passam o dia inteiro no local. O material recolhido permitiu construir um estoque para reposição. A Prefeitura do Rio de Janeiro se comprometeu a realizar a manutenção da brinquedoteca.

 Carona
Uma pesquisa com quatrocentos alunos da PUC-Rio concluiu que dois terços dos alunos vêm à universidade de carro. Mais da metade desses, sozinhos. O grande número de veículos gera poluição e grandes filas na porta do estacionamento. Cerca de 2 mil automóveis passam diariamente pelo local, que tem 900 vagas. O incentivo à carona já foi tentado de diversas formas. A nova proposta é que motorista e passageiros de carros com carona ganhem um adesivo que pode ser trocado por descontos ou produtos em lojas conveniadas. Os idealizadores do projeto já conseguiram um acordo com a direção do estacionamento da PUC-Rio e articulam parceria com diversos estabelecimentos, como o FastWay e os teatros do Shopping da Gávea.

 Integra PUC
Estudantes de todas as partes do globo vêm estudar na PUC-Rio. Os intercambistas, muitas vezes, acabam criando ilhas de relacionamento. Criam amizades com outros estrangeiros e não têm a oportunidade de conhecer a fundo a cultura brasileira. Com o intuito de fomentar a integração entre alunos brasileiros e internacionais, estabeleceu-se um mecanismo de ligação. Interessados em recepcionar os intercambistas podem se cadastrar pelo e-mail integrapuc.rj@gmail.com. Em duas semanas, a iniciativa permitiu a criação de um cadastro com 152 voluntários. O cadastro e a administração do novo endereço eletrônico foram repassados à Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), que convida os estudantes para eventos de integração.

 EcoPapel
O hábito de imprimir documento em frente e verso do papel é pouco usual, mas pode significar uma grande diferença na preservação ambiental. Um milhão de pessoas praticando essa pequena ação durante apenas um mês representariam a conservação de uma área florestal equivalente a dezoito campos de futebol. É possível fazer a sua parte também no Rio Data Centro (RDC) da Puc-Rio. As idealizadoras do EcoPapel pretendem, por meio da distribuição de panfletos e da instalação de um banner no local, conscientizar os alunos e ensiná-los a programar a impressão dos dois lados do papel. A medida não é válida apenas ecologicamente, também permite que se faça um maior número de impressões com o número de folhas disponibilizado a cada aluno.

 Batalha dos Restaurantes
São muitas as opções de alimentação na universidade e em seu entorno. As diversas alternativas atendem a diferentes perfis de consumo. Para criar uma forma de comparação entre restaurantes, bares e quiosques, os idealizadores do projeto avaliaram doze estabelecimentos. Os quesitos considerados foram a disponibilidade de produtos de baixa taxa calórica, o conforto do ambiente, as formas de pagamento, a qualidade das refeições, o preço, a variedade do cardápio e o tempo médio de espera. Formulou-se uma tabela comparativa, que permite à comunidade PUC-Rio decidir pela melhor opção conforme a sua prioridade. Os autores da proposta pretendem realizar a divulgação dos resultados de sua pesquisa pela distribuição de panfletos. Eles esperam que, assim, os donos dos estabelecimentos identifiquem os pontos em que podem melhorar seu atendimento.