Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

A cultura quilombola em um espaço de destaque

Clarissa Pains - Do Portal

27/11/2009

O seminário Panorama Quilombola – Experiência e Política em Educação, Terra e Cultura será realizado entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro na PUC-Rio. Terá como ênfase a educação, que ocupará duas das quatro mesas redondas previstas. O encontro discutirá, de forma geral, a regularização fundiária, a proteção e o incentivo à cultura e à educação nas áreas quilombolas. A classificação de uma escola como remanescente de quilombos implica o direcionamento de mais recursos por meio do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), mas também supõe melhorias nas condições materiais destas escolas, na formação dos seus professores e até mesmo na produção de material didático específico para atender os alunos.

O organizador do seminário e coordenador do Lapf (Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação do Departamento de Educação da PUC-Rio), professor José Maurício Arruti, explica que existem entre quinze e vinte escolas situadas em áreas oficialmente reconhecidas como quilombolas no Rio de Janeiro.

– O tema dos quilombos é de relevância nacional, mas pouco divulgado. Por isso, é importante a realização de um seminário como esse, principalmente na PUC-Rio, instituição que tem visibilidade – afirma o professor.

Segundo ele, a Antropologia e o Direito são as duas áreas que tradicionalmente abordam o assunto, e, apesar das políticas públicas que o governo tem colocado em prática, as questões que envolvem educação e saúde ficam à sombra. O Panorama Quilombola procura, então, abordar o assunto de forma mais ampla.

– Buscamos oferecer um fórum para esta temática, assim como geralmente há para a dos indígenas em algumas universidades. Neste sentido, a PUC-Rio sai na frente, pois é a primeira vez que um encontro assim acontece – afirma Arruti, que há quinze anos trabalha com a temática.

Pesquisadores dos sistemas de educação de estados como Paraná, Pará e Pernambuco, assim como gestores das secretarias de educação dos municípios fluminenses objetivam produzir um diagnóstico da situação escolar quilombola. A representação estadual da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) no Rio de Janeiro e as secretarias municipais de Armação de Búzios, Cabo Frio e Mangaratiba, responsáveis por mais de metade das escolas quilombolas do estado, também já confirmaram presença.

Inicialmente, o calendário do encontro previa o término na quarta-feira, 2, mas, devido à grande quantidade de inscrições de trabalhos acadêmicos para as chamadas sessões coordenadas, a programação foi estendida até a manhã seguinte. Estas sessões reunirão trabalhos acadêmicos de diferentes campos disciplinares dedicados exclusivamente ao tema dos quilombos. O seminário é realização do Lapf, com apoio do Departamento de Direito da PUC-Rio e do Observatório Quilombola.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo blog do Lapf ou antes dos cine-docs e das mesas redondas dos dois primeiros dias.


Programação 
30/11
(segunda-feira)
10h – 12h
Local: Auditório Padre Anchieta, Edifício Cardeal Leme (térreo)
- Cadastramento
- Cine-doc e debate

14h – 19h

Local I: Auditório FB-8, Edificio da Amizade, ala Frings (acesso pelo 6º andar)
- Abertura
Alícia Bonamino, Rosália Maria Duarte e José Maurício Arruti

- Mesa Redonda: Experiências e políticas oficiais em educação para quilombolas
Moderador: Fatima Alves (Dep. Educação PUC-Rio)
Expositores: Joseline Brandão (Secretaria de Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura, Brasília), Cassius Cruz (Secr. de Educação do estado do Paraná), Willivane Melo (Secr. de Educação do município de Santarém –PA), Nilton Gomes (Secr. de Educação do estado de Pernambuco)
Debatedor: José Maurício Arruti (Dep. Educação PUC-Rio)

Local II: Mini-auditório RDC, subsolo
- Cine-doc

18h – 20h
Local: Auditório FB-8, Edificio da amizade, ala Frings (acesso pelo 6° andar)
- Mini-fórum: Diálogo sobre as escolas quilombolas do estado do Rio de Janeiro
Com a presença de secretários municipais, diretores de escolas e líderes quilombolas

01/12 (terça-feira)
10h – 12h
Local I: Auditório Padre Anchieta, Edificio Cardeal Leme(térreo)
- Cadastramento
- Cine-doc
Coletânea de documentários

Local II: Auditório FB-8, Edificio da amizade, ala Frings (acesso pelo 6° andar)
- Mesa Redonda: Territórios e Direitos
Moderador: André Videira de Figueiredo (Dep. Ciências Sociais UFRRJ)
Expositores: Daniela Vargas (Dep. Direito PUC-Rio), Givânia Silva (Coordenação Geral de Regularização de Territórios Quilombolas do INCRA, Brasília) e Ronaldo Santos (Coordenação da Associação de Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro – Aquilerj)
Debatedor: Augusto Werneck

14h – 16h
Local I: Auditório FB-8, Edifício da Amizade, ala Frings (acesso pelo 6° andar)
- Mesa Redonda: Pesquisa e prática na educação para quilombos
Moderador: José Maurício Arruti (Dep. Educação PUC-Rio)
Expositores: Glória Moura (Dep. Educação UnB), Caroline Leal (PPGA da UFPE) e Elielma Machado (NIREMA PUC-Rio e Dep. Educação UERJ)
Debatedor: Vera Candau (Dep. Educação PUC-Rio)

Local II: Mini-auditório RDC, subsolo
-Cine-doc

18h – 20h
Local: Edifício da Amizade, ala Frings, sala 308

Sessão Coordenada I

02/12 – Quarta
10h – 12h
Local: Prédio Auditório FB-8, Edificio da Amizade, ala Frings (acesso pelo 6º andar)
- Mesa Redonda: Cultura e Mercado – Festa, Patrimônio e Turismo
Moderador: Nilton Santos (Dep. Antropologia UFF)
Expositores: Teresa Paiva-Chaves (Coordenação Geral de SalvaguardaDPI/IPHAN), Elaine Monteiro (Dep. Educação UFF e Coordenação do Pontãode Cultura do Jongo, RJ) e Javier Alejandro Lifschitz (Departamento de Ciências Sociais da UNIRIO)
Debatedora: Emília Pietrafesa de Godoi (Departamento de Antropologia da Unicamp)

14h – 16h
Local I: Auditório FB-6, Edifício da Amizade, ala Frings, 6° andar

- Cine-doc e debate

Local II: Espaço das Araras, Jardim da PUC-Rio
- Apresentação de Jongo e Caxambu
Com a presença de comunidades quilombolas do Rio de Janeiro

18h – 20h
Local: Ed. Kennedy, ala Frings, sala 308

- Sessão Coordenada II

03/12 (quinta-feira)
10h – 12h
Local: Prédio Auditório FB-8, Edificio da amizade, ala Frings (acesso pelo 6º andar)

- Sessão Coordenada III

Atividade Permanente
Local: Pilotis, Edifício Kennedy

Exposição: Fotos e trabalhos manuais de crianças do quilombo de Campinho da Independência (do Projeto O Caminho das coisas - estética e cultura em uma comunidade quilombola, do Departamento de Artes e Design, em parceria com o Departamento de Educação da PUC-Rio)