Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Professor da PUC-Rio lança livro nesta quinta

Yasmim Rosa - Do Portal

24/11/2009

Relações humanas em ambientes inovadores: este é o tema do livro do diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, professor José Alberto Aranha. Interfaces – a chave para compreender as pessoas e suas relações em ambiente de inovação será lançado nesta quinta-feira, 26, às 19h30min, na livraria Saraiva, no Botafogo Praia Shopping. O livro discute a  gestão de pessoas em ambientes inovadores para realização de empreendimentos, produtos, serviços e outros tipos de organização.

O projeto, que durou 17 anos, tem foco na área educacional. Segundo Aranha, é no processo de educação das crianças que têm início as relações humanas e a formação de grupos, fundamentais para a sociedade.

– O mundo, hoje, está caminhando para um individualismo que não chegará a lugar algum. As pessoas precisam viver em grupo, precisam fazer parte de uma sociedade. A partir das relações que estabelecem, são criados os ambientes propícios à inovação – afirma.

Aranha estuda, há mais de uma década, os ambientes inovadores e as relações interpessoais. De acordo com ele, espaços criativos divergem dos ambientes tradicionais, que podem limitar os processos de criação. Em seus estudos, Aranha classificou e identificou os indivíduos que fazem parte dessa atmosfera. 

– Nos grupos, existem as pessoas-interfaces, que seria o que o sistema chama de líderes, mas não gosto dessa nomenclatura. Eles estão sempre motivando os outros e criando um ambiente favorável à inovação. Essas pessoas-interfaces não estão na liderança todo o tempo, outros podem ocupar esse cargo – explica.

O Botafogo Praia Shopping fica na Praia de Botafogo, 400.