Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022


Cultura

Ex-aluna da PUC-Rio é premiada em festival

Yasmim Rosa - Do Portal

17/11/2009

Quem nunca foi esquecido pelos pais na escola ou já teve esta sensação? Essa experiência um tanto desconfortável é o tema do curta-metragem Direita é a mão que você escreve, de Paula Santos, ex-aluna de Cinema da PUC-Rio. O filme ganhou o prêmio de melhor curta na categoria Panorama Carioca do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Curta Cinema 2009, realizado entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro.

Direita é a mão que você escreve é mais um dos filmes produzidos por alunos da universidade. No caso da Paula, seu roteiro foi o mais votado pelos colegas de turma da disciplina Projeto II. Assim, recebeu da PUC-Rio uma ajuda financeira de R$ 4 mil, além do empréstimo de câmera filmadora e equipamentos de luz e do auxílio de um eletricista durante as filmagens.

Para Paula, foi uma experiência única dirigir seu próprio filme, porém, uma tarefa cansativa.

– Não tinha ideia de como é trabalhoso montar um curta. Às vezes, é preciso filmar cenas novamente, fazer adaptações no roteiro. As filmagens externas também são um problema porque sempre dependemos das condições do tempo. Também enfrentei dificuldades com o orçamento. – afirma.

O resultado do Festival foi uma surpresa para a cineasta. O prêmio de melhor filme na categoria Panorama Carioca teve um gosto especial.

– Não achei que tivesse chances na competição. Meu curta foi escolhido pelos espectadores, o que significa que fiz um bom trabalho para o público. A categoria não é a principal, mas mesmo assim fico feliz por meu filme ter sido escolhido.

Paula já tem novos projetos em mente, mas, por enquanto, nada em andamento. Nos próximos anos, a nova cineasta pretende expor suas ideias cinematográficas nas telas de festivais de maior alcance.