Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Livro propõe reflexão sobre o jornalismo on-line

Carolina Frossard - Do Portal

13/11/2009


Jornalismo on-line: modos de fazer, org. Carla Rodrigues

Passados quase quinze anos desde o lançamento da Internet comercial no Brasil, o jornalismo on-line ganha cada vez mais espaço no dia-a-dia de quem consome e de quem produz informação. Em 2007, a prática foi incorporada ao curso de Comunicação Social da PUC-Rio através da criação do Portal PUC-Rio Digital: site com conteúdo multimídia produzido por alunos da universidade. A professora do Departamento de Comunicação Social Carla Rodrigues achou o momento oportuno para trazer a reflexão acerca do jornalismo na Internet para dentro do curso. Desta ideia, surgiu o livro Jornalismo on-line: modos de fazer, que será lançado nesta terça-feira, 17, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea, às 19h.

Organizado por Carla, o livro é uma compilação de artigos assinados por pesquisadores de diversas universidades, pensada para servir como apoio didático para os cursos de graduação em jornalismo. Os professores da PUC-Rio Marcelo Kischinhevsky, Leonel Aguiar e Adriana Braga, além da própria Carla, contribuíram com artigos. Do título participaram estudiosos da UFF, UFSC e UnB. Autores portugueses e profissionais do ramo – como o jornalista Pedro Doria, colunista do caderno Link de O Estado de S. Paulo – também figuram entre os treze autores da publicação.

 – Achei que, nesta reflexão, a mistura entre a academia e os profissionais que estão no mercado seria uma boa combinação – diz Carla.

O livro, uma co-edição das Editoras PUC-Rio e Sulina, é composto por três partes principais: Formação e mercado de trabalho, Informação e conteúdo e Mudanças que ainda virão. Carla esclarece que, em sala de aula, não basta discutir o que já existe em termos de conteúdo produzido para a Internet. É necessário preparar os alunos no sentido de um mercado futuro, refletindo sobre mudanças e inovações prováveis.

– Muito é dito sobre o jornalismo on-line, mas é importante que o livro pense a questão da convergência de mídia, para apoiar o trabalho que é feito em sala de aula – ressalta Carla Rodrigues.