Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2024


País

Um encontro para católicos de todo o país

Luigi Ferrarese - Do Portal

12/11/2009

 Elisa Quadrio

Caravanas de fiéis partirão rumo a Brasília no próximo ano. A capital federal receberá, pela segunda vez, o Congresso Eucarístico Nacional, entre 13 e 16 de maio. O encontro coincidirá com os festejos pelos 50 anos da cidade. Estarão presentes mais de 3 mil padres e todos os mais de 400 bispos do Brasil. “O ponto alto é a celebração eucarística”, aponta o Pe. André Lima, coordenador da comissão de comunicação.

A programação do XVI Congresso Eucarístico Nacional concentra-se em três locais. Na Esplanada dos Ministérios, serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento e as grandes celebrações. O Ginásio Nilson Nelson, com capacidade para receber 20 mil pessoas, será palco das principais atrações culturais, como shows, apresentações de corais e exposição de artes. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, um complexo de 54 mil metros quadrados, abrigará o Simpósio Teológico. O Pe. André Lima salientou a importância do estudo da eucaristia:

- Não se trata somente de participar de uma missa, mas compreender o que isso significa na sua vida.

Pela concomitância com os festejos pelo jubileu de Brasília, a Arquidiocese local não tem uma estimativa do público do evento. O Pe. André garante que ele será bem diversificado:

- Quem for ao Congresso, verá que não é formado apenas por senhoras sem ter o que fazer em casa; tem a ver com todos os cristãos, de todas as idades. Só para se ter uma ideia, teremos uma missa onde será celebrada a comunhão de mil crianças.

O local do encontro é apropriado. O Pe. André Lima lembrou o histórico que liga Brasília à fé cristã. Em 1957, Juscelino Kubitschek determinou que se iniciassem as obras da cidade com uma missa. Em 1960, na data de inauguração, 21 de abril, foi celebrada outra missa, ainda de madrugada, antes das festividades que se iniciaram pela manhã. O pároco acredita que o Congresso Eucarístico possa ajudar a desfazer a imagem negativa que muitos têm da capital federal, em virtude do Senado e da Câmara:

- Brasília também é acolhimento, festividade. É uma cidade que já vai fazer 50 anos em 2010 e tem todas as características de uma grande cidade. Existe vida além da Esplanada dos Ministérios.

Em meio às recentes iniciativas de tolerância religiosa, o Congresso Eucarístico Nacional também terá espaço para esse debate. O Pe. André Lima explicou as atividades programadas:

- Teremos missas celebradas em outros ritos. O Congresso Eucarístico é um encontro ecumênico, ou seja, haverá diálogo com um pastor luterano, com outras denominações religiosas. Teremos ainda, um momento para um diálogo inter-religioso, com religiões não-cristãs. Essas pessoas serão convidados de honra. Aceitaram o convite e serão acolhidas em torno da eucaristia.