Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Curta o Gig está de volta em Ipanema

Yasmim Rosa - Do Portal

12/11/2009

O Curta o Gig está de volta. Depois do sucesso da última edição, a aluna de Comunicação Social da PUC-Rio Marcela Moura produziu mais um evento para exibir os curta-metragens. Nesta quinta-feira, 12, o público terá o desafio de escolher entre três filmes: Amélio, o homem de verdade, de Luis Antonio Pereira, Poema Sujo, de Nicolas Viggiani, e Transtorno, de Fernanda Teixeira. O curta vencedor ficará em exibição durante uma semana no Gig, DJ Bar, em Ipanema, e ganhará uma garrafa de espumante do patrocinador.

Em Amélio, o homem de verdade, o diretor pôs nas telas a história do casal Amélio e Fabi, interpretados, respectivamente, por Lúcio Mauro Filho e Ana Karine. A trama se desenrola a partir de uma crise conjugal que os dois vivem logo após da lua-de-mel. Fabi, ciumenta ao extremo, vive cercando o marido por todos os lados. Já Amélio é um homem pacato, domado pela esposa. Também no elenco, a atriz Fernanda Pontes, que vive Marcela, a amiga de Fabi, Salvatore Giuliano, no papel de Xandi, o amigo festeiro de Amélio.

O poeta Ferreira Gullar é lembrado em Poema Sujo, filme inspirado no poema homônimo do autor. O curta mostra a trajetória do poeta durante a criação do texto na década de 1970, quando Gullar se encontrava exilado do país. É o ator Ernesto Piccolo que interpreta o poeta no filme.

Transtorno, da diretora Fernanda Teixeira, conta a história de um escritor frustrado que é constantemente incomodado pelos barulhentos hábitos de sua avó e seus quinze gatos.

Para encerrar a mostra, os Dj’s Bruno Mascotte e Leonardo Torha, do projeto Flutuance de música eletrônica, farão o som da pista de dança. O evento terá início às 20h e será cobrada entrada no valor de R$20 reais, com R$10 reais de consumação. O DJ Bar Gig fica na Rua Visconde de Pirajá, 437, em Ipanema.

O evento, que começou tímido, já está abrindo novos caminhos para quem prefere produzir curta-metragens e não tem a oportunidade de exibi-los. Na última edição, o filme Nós, palhaços, das alunas da universidade Olívia Borges e Lívia Travassos, foi o campeão. De acordo com Lívia, o Curta o Gig é um evento importante para a divulgação de filmes experimentais.

- Nosso curta ficou em exibição durante uma semana no bar, o que foi essencial para alcançar um público que não imaginávamos. Depois do Gig, participamos do Mola, no Circo Voador, e agora o filme está sendo exibido em um Festival no Pará. E pensar que ele era apenas um projeto da faculdade. – comenta a aluna de cinema.

Aqueles que desejarem participar da próxima edição devem entrar em contato com a Marcela pelo e-mail marcelam.9@hotmail.com e enviar o curta para uma pré-seleção.