Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Seminário atualiza leitura de Knut Hamsun

Carolina Frossard - Do Portal

11/11/2009

O Departamento de Letras da PUC-Rio promoverá nesta quinta-feira, 12, um seminário em comemoração aos 150 anos do nascimento do escritor norueguês Knut Hamsun. De acordo com o professor Karl Erik Schollhammer, responsável pelo evento, o autor é um dos escritores em prosa mais proeminentes do modernismo, tendo influenciado fortemente nomes como o tcheco Franz Kafka, o alemão Thomas Mann, os americanos Henry Miller e Ernest Hemingway, entre muitos outros. Dos títulos que compõem a vasta bibliografia de Hamsun, os romances Fome, Pan, Vitória e Os Frutos da Terra figuram entre os mais significativos. Por este último, o escritor foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 1920.

Para Schollhammer, o interesse de Hamsun pelo ditador Adolf Hitler e a ideologia nazista obstruiu, por muito tempo, o entendimento pleno de seus livros:

– A leitura e compreensão da obra de Hamsun foi prejudicada durante décadas após a Segunda Guerra por causa das simpatias alemãs do idoso Hamsun. Acusado de simpatizar com o fascismo, sua obra caiu num certo ostracismo ideológico, mas este componente biográfico não deve ofuscar o debate renovado e a compreensão de um dos maiores escritores do século XX.

De acordo com o professor, o Seminário Knut Hamsun, comprometido com a visão crítica do trajeto do autor norueguês, buscará contextualizar e atualizar a leitura de sua literatura. O seminário comemorativo será realizado no Salão do Centro Técnico Científico (CTC), no 12º andar do Edifício Cardeal Leme. Na abertura, às 9h, estarão presentes a Consulesa Geral da Noruega, Anne Vibeke Lileoe, e o Diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio, Júlio Diniz. As diferentes sessões temáticas, com estudiosos brasileiros e nórdicos, terão início às 9h30. Às 16h30, será realizado o debate de encerramento, mediado pelo professor Karl Erik Schollhammer, que será seguido por coquetel.

Além dos debates desta quinta-feira, na última segunda, 9, teve início a Mostra de Cinema Knut Hamsun. Até a sexta-feira, 13, serão exibidos filmes baseados em romances do escritor.