Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Cultura

Livro apresenta trajetória da comunicação humana

Carolina Frossard - Do Portal

22/10/2009

Ivana Barreto

Lançado em agosto deste ano, o livro Introdução à História da Comunicação busca fornecer um panorama sintético da evolução da comunicação humana, desde os seus primórdios. Organizado pelos jornalistas Rafael Fortes e Pablo Laignier, a obra é composta por nove artigos, assinados por docentes e pesquisadores de Comunicação Social e ordenados cronologicamente. Publicado pela Editora E-Papers, reúne o conteúdo básico da disciplina História da Comunicação e é indicado para alunos que estejam cursando a matéria.

Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, Rogério Sacchi (na foto, à esquerda), que já trabalhou para a Rede Globo, Rede TV e Rede Record, é o autor do capítulo que tematiza a televisão. Sua participação no livro se deu através do convite do organizador Rafael Fortes, que o chamou devido a sua colaboração em Almanaque da TV, lançado pela Editora Objetiva em 2000:

– Para escrever sobre a televisão no livro Introdução à História da Comunicação, retomei e atualizei a pesquisa que já havia feito sobre o tema – disse Sacchi.

Para ele, não ter havido reunião entre os vários autores foi um dos pontos positivos do processo que resultou no livro. Isso permitiu que cada um emprestasse seu estilo pessoal ao respectivo texto, possibilitando métodos diversos de apresentar os diferentes assuntos. A abordagem de Sacchi do tema que lhe foi atribuído consiste em um resgate histórico dos diferentes momentos da invenção da TV, que não tem data fixa. Ele traçou um panorama da comunicação televisiva no Brasil, de acordo com a sua abrangência. O autor também teve como foco os principais marcos do telejornalismo brasileiro:

– Cito nomes como o do jornalista Fernando Barbosa Lima, que comandou o programa Jornal de Vanguarda, na década de 1960. O modelo criado por ele é ainda hoje utilizado por nossos telejornais – adiantou.

Os demais capítulos do livro foram assinados pelos organizadores Laignier e Fortes e pelos professores Andréa Vale, Isabel Spagnolo (na foto, ao centro) e Wilson Oliveira Filho (na foto, à direita).

Para Rogério Sacchi, o livro que tematiza a evolução da comunicação interessará a estudantes do assunto, historiadores e curiosos em geral.