Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2024


Cultura

PUC-Rio recebe prêmio Personalidade Educacional

Luigi Ferrarese - Do Portal

20/10/2009

 Bruna Santamarina

Eleita pela segunda vez na categoria Instituições do prêmio Personalidade Educacional (a primeira em 2005), a PUC-Rio será representada na cerimônia desta quinta-feira pelo vice-reitor para Assuntos Acadêmicos, José Ricardo Bergmann. Também será homenageada a professora emérita da PUC-Rio e da UFRJ Cleonice Berardinelli. Ela foi indicada na categoria Educadores.

Três vezes eleito no Personalidade Educacional (2000, 2004 e 2007), o reitor da PUC-Rio, padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., acredita que o prêmio seja mais uma demonstração do reconhecimento que a instituição tem recebido.

– Em todas as avaliações recentes, tanto do Ministério da Educação quanto dos rankings publicados, como o Guia do Estudante, tivemos um desempenho muito bom.

O reitor ressalta o caráter empreendedor da universidade. Ele aponta como um dos diferenciais da PUC-Rio as oportunidades oferecidas para que os alunos desenvolvam projetos próprios. Padre Hortal reconhece que o crescimento da instituição resulta em dificuldades.

– Nosso campus está ficando restrito. A área de laboratórios tecnológicos, por exemplo, precisa ser ampliada. Temos procurado espaços na Gávea, já adquirimos algumas propriedades. No entanto, o orçamento é restrito, cada investimento precisa ser muito bem calculado.

Como parte da ampliação das atividades da PUC-Rio, está prevista a abertura de novos cursos. O reitor anunciou a criação de faculdades na área biológica. A implantação, no entanto, deve acontecer apenas em 2011.

Padre Hortal elogia também a indicação da professora Cleonice Berardinelli. Ela deve, em dezembro, ser eleita na Academia Brasileira de Letras para ocupar a cadeira número 8, em substituição a José Olinto, falecido no dia 12 de setembro.

– Uma das coisas que mais me dão prazer é vê-la dando uma palestra. É uma profissional extremamente qualificada. Formou o magistério de Letras das principais universidades cariocas. Grande parte dos professores foi aluno dela.