Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2024


País

PNAD 2009 inclui perguntas sobre violência

Bruna Santamarina - Do Portal

08/10/2009

Todo ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). A partir da última terça-feira, 6, e até o dia 15 de dezembro, 150 mil casas serão visitadas. A novidade de 2009 são perguntas que pretendem elaborar um diagnóstico da violência no Brasil. O resultado será divulgado ainda este ano. Para o professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, Paulo Jorge Ribeiro, a pesquisa será positiva:

– As percepções de violência não são mais vistas como significativas e abrangem apenas a ótica da Zona Sul. A PNAD produzirá um novo posicionamento sobre o tema da violência e da segurança pública e incluirá áreas como as favelas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, por exemplo.

O objetivo do IBGE é descobrir se o brasileiro foi vítima de alguma violência, que atitude tomou a respeito disso, se registrou o fato à polícia ou recorreu à Justiça em busca de seus direitos. A pesquisa também procurará saber onde o cidadão foi roubado e o que foi levado nos crimes. Em parceira com o Ministério da Justiça, o Instituto investigará ainda sobre agressão física e a atuação da Justiça e de outros órgãos na solução de conflitos.

– Comparativamente com os resultados que temos hoje, a melhor forma de resolver os problemas de violência não é com repressão, mas a partir de políticas integradas em rede, formando um quadrante que inclui proteção à família e principalmente aos jovens, além de medidas como melhoria de aparelhos culturais e sociais. A PNAD tende a tornar consistentes relevantes as informações de que dispomos.

A pesquisa entrevista pessoas de todas as regiões do país sobre os mais variados temas e investiga as características sócio-econômicas da sociedade brasileira, como população, educação, trabalho, rendimento, habitação, previdência social, migração, saúde, entre outros.