Afeto, conexões (rede de relacionamento), intimidade, simplicidade, mobilidade e liberdade são as seis marcas do comportamento identificadas na pesquisa feita pelo Núcleo Jovem Abril entre julho e outubro de 2008. Apresentado a alunos da PUC-Rio pelo analista de marketing publicitário do núcleo, Victor Silva, o estudo compõe um retrato atual dos jovens. Mostra, por exemplo, que estão cada vez mais dependentes da tecnologia. Por outro lado, exploram melhor os avanços tecnológicos na caminhada social e profissional.
O publicitário de 22 anos comandou o levantamento realizado pela equipe de marketing, cujos 15 integrantes têm de
A casa, especificamente o quarto, é o lugar preferido "para ficar". Ali recebem mais mídia diretamente: passam oito horas diárias, em média, dedicados aos principais meios: internet (3 horas e 40 minutos), TV (2h5m), rádio (1h27m), revista (37m) e jornal (25m).
Saindo do quarto, os jovens preferem ir para cinemas e shoppings. De um lugar fechado para outro lugar fechado, mesmo se há opções interessantes de lazer ao ar livre, como praias, rios, parques. A cidade é um grande paradoxo para esse público: valoriza a riqueza de conexões, mas se irrita com a "poluição" de anúncios.
Quando o jovem sai de casa sem um gadget (aparelhos móveis práticos do cotidiano), sente-se nu, aponta a pesquisa. Os principais “brinquedos” são o celular, o MP3 e a câmera digital. No caso do celular, as principais funções usadas pelo adolescente são: relógio, despertador,
tocador de música, câmera fotográfica, nesta ordem. Fazer ligações vem por último. Esses dispositivos dão ao jovem a sensação de poder e criam, consequentemente, uma relação de dependência.
E a publicidade há de estar junto nessa caminhada. Mas não de forma incômoda e sim de criativa e que cative o público. Que, por mais que seja jovem, é muito exigente.
Analistas pregam transigência para resguardar instituições
"Pará é terra onde a lei é para poucos", diz coordenador do CPT
Sem holofotes do legado urbano, herança esportiva dos Jogos está longe do prometido
Rio 2016: Brasil está pronto para conter terrorismo, diz secretário
Casamento: o que o rito significa para a juventude
"Jeitinho brasileiro se sobrepõe à ideia do igual valor de todos"