Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2024


Cultura

Padre Pedro Magalhães lança livro

Rafaella Mangione - Da sala de aula

25/09/2009

 Rafaella Mangione

Dez minutos antes do início do lançamento do livro A Fé em Deus de Grandes Cientistas, do Padre Pedro Magalhães, previsto para as 18h30 desta quinta-feira, 24, duas filas já se formavam na entrada do Salão do Centro de Pastoral Anchieta. Cerca de duzentas pessoas interessadas em comprar a obra e parabenizar o autor aguardavam pacientemente a sua vez. Segundo o autor, o livro desmente a teoria de que os grandes cientistas são ateus.

Entre os convidados, estavam o reitor da PUC-Rio, Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J.; o decano do Centro de Ciências Sociais, Luiz Roberto Cunha; e a diretora do Departamento de Comunicação Social, Angeluccia Habert. Para o decano, o fato de o livro afirmar que os grandes cientistas acreditavam em Deus chamou a sua atenção.

- Existe uma estatística com um número muito baixo de cientistas que falam sobre religião. A maioria não gosta de misturar os dois temas. O livro A Fé em Deus de Grandes Cientistas aponta que esta ideia é falsa. Eles tinham, sim, uma religião.

Salgadinhos, vinho e refrigerante fizeram parte do buffet servido aos convidados. Durante o lançamento, muitos encontros, cumprimentos e animadas conversas. Porém, quando Padre Pedro iniciou uma pequena apresentação do livro, o público procurou um lugar para sentar e ouvir atentamente a exposição.

A obra ressalta a relação de matemáticos e físicos como Isaac Newton, Albert Einstein e Descartes com a religião. O objetivo é mostrar que a ciência não se afasta de Deus, pelo contrário, a grande ciência se aproxima de Dele.

Padre Pedro é professor titular do departamento de Engenharia Elétrica e professor emérito da PUC-Rio desde 2006. Também é comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Nacional de Engenharia.