Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2023


Cultura

Festival do Rio 2009 começa nesta quinta-feira, 24

Bruna Santamarina - Do Portal

24/09/2009

O Festival do Rio 2009, o maior da América Latina, começa nesta quinta-feira, 24, e vai até dia 8 de outubro, apresentando aos brasileiros as principais produções de Cannes, Sundance, Veneza, Berlim e, principalmente, as nacionais. Ao todo, são mais de 300 longas e curtas-metragem, vindos de cerca de 60 países diferentes. Como em 2009 comemora-se o ano da França no Brasil, o Festival separou 90 filmes só do país, que será homenageado.

A abertura contará com a exibição, em sessão fechada, do longa-metragem de Ang Lee, Aconteceu em Woodstock. O filme conta os bastidores do maior evento da história do rock, e foi selecionado para o último Festival de Cannes. O diretor foi vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza com o filme Brokeback Mountain. A sessão será apresentada pelos atores Cristiane Torloni e Tony Ramos, no Odeon Petrobras. Ainda na estreia, a diva do cinema francês Jeanne Moreau estará presente e será homenageada. Ela trabalhou com grandes nomes da Nouvelle Vague, como François Truffaut e Luis Buñuel. No Festival, ganhou uma mostra inteiramente dedicada a ela.

A Premiere Brasil trará ao público cerca de 60 filmes brasileiros inéditos. No Pavilhão do Festival do Rio, discussões com os diretores e atores dos filmes exibidos na mostra acontecerão no Cine Encontro. Durante as duas semanas, também no local, seminários, mesas-redondas e encontros de projetos nas áreas de distribuição, co-produção e tecnologia farão parte do RioMarket, no pavilhão do Festival do Rio. Executivos se encontrarão para propor parcerias com o cinema brasileiro.

Pontos de venda

Internet

Através do site do Ingresso.com
A partir de 19/09.

Central de Ingressos

Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo.
A partir de 21/09, das 10h às 22h.
O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de débito Visa ou RedeCard.

Bilheterias dos Cinemas

No dia da sessão, 20% dos ingressos são reservados para vendas na bilheteria.
Os horários e as possíveis formas de pagamento variam de acordo com o estabelecimento.

Descontos

Estudantes, idosos e outros funcionários de acordo com as regras dos locais de exibição.
Funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Oi e do BNDES têm desconto de 50% nas salas do circuito Estação (exceto do cinema Estação Vivo Gávea).

Passaportes

Até 50 ingressos: R$ 300,00.
Até 20 ingressos: R$ 140,00.

* Os passaportes são pessoais e intransferíveis. Carteira de identidade deve ser apresentada na Central de Ingressos e na entrada das salas de exibição. A entrada fica sujeita à lotação da sala.
** Válidos para os cinemas: Odeon Petrobrás; Espaço de Cinema 1, 2 e 3; Estação Botafogo 1 e 2; Estação Vivo Gávea 1, 2, 3, 4 e 5; Estação Ipanema 1 e 2; Estação Barra Point 1 e 2; e Centro Cultural da Justiça Federal.