Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


País

Primavera de 2009 terá influência do El Niño

Bruna Smith - Do Portal

22/09/2009

 Lucas Landau

Após situações atípicas apresentadas pelo aumento de chuva no inverno deste ano, em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o início da primavera que começa hoje vem acompanhado de uma novidade. Durante a estação, estaremos sob a influência do fenômeno El Niño, que representa o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Em função disso, haverá um aumento da temperatura média, que ficará entre 20ºC e 29ºC.

- No Sudeste, a primavera é normalmente um período de aumento de umidade, mas como este ano o inverno não foi muito seco, essa transição não deve ser muito sentida. – observa Patricia Madeira, meteorologista do Climatempo.

Segundo a especialista, no mês de outubro, a maior parte das frentes frias passará pelo mar e o período de chuvas ficará abaixo da média.

- Com muitos dias de sol forte, os recordes de temperatura máxima deste ano serão batidos com facilidade. – prevê Patricia.

Raquel Stein, aluna do 3º período de Comunicação Social da PUC-Rio, considera a primavera uma estação do amor:

- As pessoas ficam mais interessantes e bonitas sob a luz do sol. Acho ótimo que o mês de outubro permaneça com a temperatura elevada porque o frio me incomoda, tudo dói.

Já para a aluna do 6º período do mesmo curso e universidade, Viviane da Costa, o calor não será bem-vindo:

- Não gosto de dias quentes e acho ruim principalmente para quem trabalha em escritórios, onde os aparelhos de ar condicionado ficam ligados 24h por dia. O entra e sai promove uma mudança de temperatura constante para os funcionários e isso faz muito mal ao corpo.

Em novembro, a chuva volta de forma regular no Rio de Janeiro e em outras cidades, como São Paulo e Sul de Minas. Em dezembro, a possibilidade de chuvas aumenta em toda a região e a previsão é de que ocorra um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

- A ZCAS se forma quando uma frente fria fica praticamente parada sobre parte da região por muitos dias, provocando muita chuva. As áreas mais atingidas serão o norte do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo e a faixa central de Minas Gerais. – explica.