Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

Palestras e o cotidiano jornalístico

Rafaella Mangione - Do Portal

21/09/2009

 Luigi Ferrarese

A tarde de palestras promovida pelos professores de Comunicação Impressa Alexandre Carauta, Lula Branco Martins e Suely Caldas contou com a presença dos jornalistas Aydano André Motta e Iuri Totti, de O Globo, e Luciana Leal, de O Estado de São Paulo. Na plateia, estudantes da disciplina Comunicação Impressa ouviam atentamente os conselhos de quem já está há muito tempo no mercado de trabalho.

Editor-assistente da coluna de Ancelmo Góis, Aydano ressaltou que, para conseguir um lugar no mercado, é preciso ser versátil. O bom profissional deve possuir conhecimentos de diversas áreas e atividades e, logicamente, ser muito competente. Segundo ele, a carreira jornalística ocupa mais da metade de sua vida e é preciso pensar sempre em novas pautas e caminhos. O jornalista destacou que o profissional conhecedor de todos os assuntos será mais valorizado e, certamente, encontrará um lugar no mercado.

- É preciso “ralar” muito para conquistar o seu lugar. Precisamos nos informar sobre tudo o tempo todo. A graça da profissão é esta. Poder escrever sobre vários assuntos.

Entre as dicas apresentadas por Aydano, estava a habilidade de trabalhar de forma convergente. Como, além de participar da coluna, também escreve para o blog de Ancelmo Góis, o jornalista explicou como é decidido o veículo em que será publicado um determinado furo de reportagem.

- Dependendo da situação, preferimos segurar e publicar no impresso, mas tem casos em que a internet vence pela velocidade.