Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Cultura

Quinze anos de Friends

Luísa Sandes - Do Portal

21/09/2009

Divulgação

Dia 22 de setembro de 1994 foi o início de uma era. Nessa data, foi exibido o primeiro capítulo de Friends, um dos seriados mais bem-sucedidos da história da televisão mundial. Durante dez anos, em 238 episódios, seis amigos inseparáveis garantiram risos a seus espectadores. O universo peculiar de Ross (David Schwimmer), Joey (Matt LeBlanc), Phoebe (Lisa Kudrow), Chandler (Matthew Perry), Monica (Courteney Cox) e Rachel (Jennifer Aniston) levou ao público jovem histórias próximas à sua realidade. Na segunda temporada, a série se tornou a mais assistida nos Estados Unidos e, a partir da quarta, se transformou em fenômeno da cultura pop.

O público pôde acompanhar, durante dez temporadas, as idas e vindas dos personagens, seu amadurecimento. Em cenários como a casa de Monica e o café Central Perk, os temas abordados foram muitos, envolvendo romance, paternidade, carreira e amizade.

A aluna do quarto período de Comunicação Social da PUC-Rio Thaiany Amorim começou a assistir Friends a partir da quarta temporada. Depois que o programa acabou, ela comprou os DVDs com todos os episódios da série. Mesmo após assisti-los mais de uma dúzia de vezes, continua a se emocionar.

- Sempre fui muito ligada aos meus amigos, eles são como uma família para mim. O seriado prioriza a amizade deles e o fato de viverem apoiando uns aos outros. Até nos momentos dramáticos, estão juntos, independente da situação – diz.

Thaiany considera Rachel e Ross seu casal preferido na série. Para a aluna, eles têm uma química incomparável. Contudo, diz não ter um personagem favorito:

- Eu me vejo um pouco em cada personagem, em cada temporada um deles é meu predileto. Não tem como escolher um. Sou consumista como a Rachel, debochada como a Phoebe, pateta como o Joey, mandona como a Monica. Todos têm traços marcantes, defeitos e qualidades, o que passa realidade aos fãs.

Mesmo após se despedir de Friends, o público continuou a atrelar a imagem dos atores aos personagens. Matt LeBlanc, por exemplo, tentou manter seu sucesso na série Joey, porém não teve êxito e o programa foi cancelado na segunda temporada. Courteney Cox viveu a mesma situação em Dirt, seriado em que a atriz interpretava uma editora de revista de fofocas. Devido à baixa audiência, Lisa Kudrow e Matthew Perry também foram atingidos pelo problema de séries com curta duração, em The Comeback e Studio 60 on the Sunset Strip, respectivamente. David Schwimmer dublou a girafa Melman, de Madagascar, além de, assim como Jennifer Aniston, ter participado da comédia 30 Rock.

A intérprete de Rachel, entretanto, trilhou uma carreira que vai muito além de participações especiais. Desde o fim de Friends, Anniston já atuou em dez filmes, entre eles, os sucessos de bilheteria Quero Ficar com Polly, Separados pelo Casamento, Marley & Eu e Ele não está tão a fim de você.

O fato de a carreira desses cinco atores não ter emplacado após o término do programa não representou problemas para suas contas bancárias. O sucesso atingido por eles durante a exibição de Friends garantiu ótimos frutos financeiros. Durante a décima temporada, os protagonistas receberam US$ 1 milhão por cada um dos 18 episódios. Em 2001, o seriado era o mais lucrativo da televisão americana, faturando cerca de US$ 800 mil dólares por comerciais de 30 segundos.

Durante a última temporada, a série recebeu sete Prêmios Emmy, incluindo um na categoria Melhor Série de Comédia; um Globo de Ouro; dois SAG Awards; e outros 56 prêmios, além de 152 nomeações. Em 2002, a revista especializada TV Guide lançou uma lista com os 50 melhores programas da televisão e Friends apareceu em 2º lugar. Seu episódio derradeiro está na lista dos cinco series finalles mais assistidos da história.

- É a melhor série de todos os tempos. O programa vicia e, mesmo com o passar dos anos, continua a dar audiência – declara Thaiany.