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Rio de Janeiro, 5 de maio de 2024


Campus

Tecnologia para estimular e favorecer a leitura

Suzane Lima - Do Portal

28/09/2009

Lucas Landau

A PUC-Rio tem cinco bibliotecas, mas a maioria dos alunos só descobre as vantagens na hora do aperto das provas. Acesso a milhares de títulos, busca de materiais de outros instituições e salas multimídias são alguns dos serviços que atraem até estudantes de fora da universidade. Para facilitar a comunicação, o acesso e o uso destes serviços, os responsáveis pelo setor avançam na era digital. Blog e Twitter somam-se ao site da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD) que, em funcionamento desde 1997, permite, por exemplo, a utilização simples, como reserva de livros.

As cinco bibliotecas da universidade contam com um acervo de mais de 160 mil exemplares, entre livros, textos e periódicos. Foram 412.945 empréstimos e cerca de 2.000 cadastros só em 2008. A Biblioteca Central (BC), no terceiro andar da Ala Frings, reúne 60% de todo o material. As outras quatro são setoriais e têm títulos específicos por áreas de conhecimento.

No segundo piso da BC, fica a seção de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas. No sétimo andar do edifício Cardeal Leme, os alunos de pós-graduação do Centro Técnico Científico encontram exemplares de suas áreas de interesse. No sétimo andar da ala Kennedy, no edifício da Amizade, a biblioteca do CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações) atende, especialmente, professores e alunos de pós-graduação no segmento. Todas as bibliotecas são abertas ao público externo, que pode desfrutar de quase todos os serviços oferecidos.

Para a diretora Dolores Rodriguez Peres, o site, que oferece todos os serviços da biblioteca, “revolucionou” o modo como as pessoas a usam. São cerca de 1.500 acessos por dia e a cada ano esse número cresce ainda mais. Pelo endereço eletrônico, faz-se pesquisa, reserva e renovação de materiais. No atendimento on-line, bibliotecários esclarecem dúvidas dos usuários, de segunda a sexta, das 7h30 às 22h30; e aos sábados, das 9h às 13h30.

– As pessoas não têm noção dos serviços que temos aqui. Eles têm que explorar. O site ajudou os usuários a conhecerem mais todos os recursos e deu a rapidez de que precisam nas pesquisas – observa a diretora.

Em outubro do ano passado, foi inaugurada a base de dados e jornais PressDisplay, que coloca à disposição da comunidade PUC  mais de 1.000 jornais de 82 países. A atualização é feita diariamente, mas os exemplares antigos podem ser consultados em até 60 dias. Alguns jornais ficam disponíveis em áudio (com tradução), para deficientes visuais.

Para tentar ficar mais próxima da realidade dos alunos, a biblioteca criou um blog e um Twitter, disponíveis pelo site. Em operação desde agosto, informam os usuários sobre as novidades; explicam os serviços; e oferecem espaço interativos. O estudante do quinto período de engenharia de produção, Luiz Castro, aprovou:

– Eu não conhecia direito os serviços da biblioteca, só sabia que podia pegar os livros. O site e o Twitter deram uma boa ajuda:

O ProQuest, nova base de dados da biblioteca, pesquisa teses e dissertações em outras instituições de ensino. Busca trabalhos da UNIRIO, UFRJ e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Já o empréstimo de material de outras bibliotecas é de responsabilidade da DBD. O livro pode ser entregue na residência do estudante por SEDEX, com cobrança de taxa.

Os usuários também podem buscar livros por assunto, título de artigo, autor, entre outros campos, em várias bases de dados, simultaneamente. O metabuscador permite uma pesquisa integrada nos acervos da PUC, da UFRJ, do LNCC e da UNIRio.

O serviço mais simples da DBD – empréstimo, renovação e reserva de livros – pode ser feito pela internet. O site da biblioteca identifica o padrão do material procurado pelo aluno de acordo com o curso e a área de interesse. Essas informações ficam gravadas e, assim que um novo item entra no acervo, o estudante é comunicado por e-mail.

Pouco conhecido também é o serviço de xerox e impressão. Cada fotocópia custa R$ 0,15 e, se o usuário preferir, o material será entregue em casa via SEDEX ou e-mail. Dez páginas custam R$ 5. A impressão é feita na sala multimídia da Biblioteca Central, equipada com computadores, impressora, gravador de CD e DVD, scanner colorido, TV e DVD player para o uso da comunidade PUC e de visitantes. Cada página com texto preto e branco é impressa por R$ 0,50; a colorida custa R$ 0,75; com imagem, R$ 2,00.

Especialmente dirigida a estudantes em fase final ou àqueles preparando tese ou dissertação, além de professores e funcionários que planejam publicar um livro, a Seção de Processamento Técnico da DBD elabora ficha catalográfica. Deve-se solicitá-la por um formulário no site. A ficha é enviada para o e-mail informado até 48 horas depois do pedido.

A DBD (http://www.dbd.puc-rio.br/index.php) organiza visitas guiadas para que os alunos da PUC-Rio conheçam melhor todos os serviços. Bibliotecários apresentam as dependências das bibliotecas e ensinam como usar os dispositivos. Devem ser agendadas na Biblioteca Central. São aceitos grupos de até 10 pessoas.