A palestra Me formei e daí, o que é que eu faço agora?, moderada pela professora Sandra Korman, inaugurou a Semana de Comunicação da PUC-Rio, na sexta-feira, 11 de setembro. Em uma sala cheia de jovens preocupados com o futuro profissional, um grupo de alunas recém- formadas no curso de Comunicação Social da universidade expôs quais foram – e, em parte, ainda são – suas maiores dúvidas a respeito do mercado de trabalho. Aos estudantes, elas recomendaram: manter uma boa rede de relacionamentos e fazer intercâmbio ao longo do curso são importantes para o sucesso profissional.
Sabrina Peliks, Nathalia Becker, Luisa Torturella, Juliana Haddad e Manoela Balthazar foram as escolhidas para compartilharem suas experiências e acalmar alunos aflitos com a guerra por emprego. No período acadêmico, elas formaram a agência Hein de publicidade, um projeto experimental cuja finalidade era inserí-las no mercado de trabalho. Começaram com clientes pequenos, família, amigos. A primeira grande conta da microempresa foi a B2 T-shirts, loja que vende blusas com dizeres engraçados.
– Nós não cobramos nada pelo serviço. A maior recompensa foi ver nossas peças publicitárias coladas em bares e boates da cidade. – conta Sabrina.
Com a dificuldade em conciliar a agência experimental com a disputa por estágio em uma grande empresa, a Hein acabou. Veio a fase dos processos seletivos, acompanhada de insegurança e ansiedade.
– Dúvidas são frequentes em todos períodos de nossas vidas. O importante é manter a confiança e se arriscar quantas vezes for preciso em busca de um acerto. – prescreveu Manoela às estudantes.
As palestrantes foram unânimes sobre a importância do cultivo da rede de relacionamentos para se conquistar um bom emprego. "É uma troca de experiências", resumiu Luisa. Elas também ressaltaram a necessidade de aperfeiçoamento constante: aprimorar as habilidades e competências adquiridas é essencial para responder às exigências crescentes do mercado.
– Os jovens não podem se acomodar ou aceitar qualquer tipo de estágio ou emprego. Devemos levar em conta a perspectiva de aprendizado e de crescimento profissional – lembrou Manoela – Ingressar no mercado se trabalho é mais simples do que parece, e é possível sim buscar uma empresa que tenha a ver com você.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”