Para integrar o primeiro dia da 2° Semana de Arquitetura e Design da PUC-Rio, o mundo digital foi transportado para a realidade. Na palestra Formando Games, o professor do Departamento de Artes e Design Chico Queiroz explicou como o processo de criação dos jogos se desenvolve. Segundo ele, os games são realizados a partir do poder da imaginação de quem brinca.
- A grande tendência é o video game como ferramenta e suporte artístico. Já podemos ver esta característica em jogos como The Sims e Sin City. Eles são um pouco reais e um pouco fictícios - conta.
De acordo com o professor, o jogo que voltou com toda força é o Alternate Reality Game. Ele é eletrônico e combina as situações virtuais com as da realidade, recorrendo às mídias do mundo real e fornecendo uma experiência interativa aos jogadores.
O pensador Johan Huizinga, criador de conceitos relacionados ao assunto, desenvolveu uma teoria chamada círculo mágico para explicar como se dá o processo.
- É o espaço abstrato para onde nos transportamos quando jogamos. Nele, o real e a ficção trocam informações, se misturam – explica Queiroz.
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