Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


Campus

Jogos virtuais funcionam como suporte artístico

Paula Araujo - Do Portal

08/09/2009

Para integrar o primeiro dia da 2° Semana de Arquitetura e Design da PUC-Rio, o mundo digital foi transportado para a realidade. Na palestra Formando Games, o professor do Departamento de Artes e Design Chico Queiroz explicou como o processo de criação dos jogos se desenvolve. Segundo ele, os games são realizados a partir do poder da imaginação de quem brinca.

- A grande tendência é o video game como ferramenta e suporte artístico. Já podemos ver esta característica em jogos como The Sims e Sin City. Eles são um pouco reais e um pouco fictícios - conta.

De acordo com o professor, o jogo que voltou com toda força é o Alternate Reality Game. Ele é eletrônico e combina as situações virtuais com as da realidade, recorrendo às mídias do mundo real e fornecendo uma experiência interativa aos jogadores.

O pensador Johan Huizinga, criador de conceitos relacionados ao assunto, desenvolveu uma teoria chamada círculo mágico para explicar como se dá o processo.

- É o espaço abstrato para onde nos transportamos quando jogamos. Nele, o real e a ficção trocam informações, se misturam – explica Queiroz.