Três dias depois de ter sido apontada pelo Ministério da Educação como a melhor universidade particular do país, a PUC-Rio pôs o Rio de Janeiro na liderança dos 4.819 cursos superiores avaliados de acordo com o Enade - exame anual adotado desde 2004 para medir o rendimento dos estudantes - e com o Conceito Preliminar de Curso, referente à infraestrutura. Foi a instituição que obteve mais vezes a nota máxima (5), restrita a só 6% dos cursos. No Rio, 4,29% das universidades e centros de ensino superior receberam a nota 5.
- Esta nova avaliação reforça a tradição acadêmica construída na PUC. Há uma convergência de indicadores positivos que atestam a excelência da universidade no país, o que nos impõe o desafio do aperfeiçoamento constante - ressalta o reitor, padre Jesus Hortal, S.J.
A PUC-Rio obteve a nota máxima nos cursos de Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo. Também foi considerada a melhor universidade do país, entre as particulares, em Ciências Sociais e Arquitetura e Urbanismo. Vários outros cursos estão entre os cinco melhores do Brasil. Padre Hortal alegra-se com o reconhecimento, mas ressalva:
- Embora sejamos a primeira universidade particular do país, nem todos os cursos obtiveram a nota máxima. Isso é um estímulo para continuarmos melhorando. Nossa meta é obter a nota máxima em todos os cursos.
Segundo o reitor, um dos motivos que levam a PUC-Rio à liderança acadêmica é o tradicional "espírito de comunidade", a unidade do campus. O "fator ambiente" revela-se um trunfo a ser preservado:
- O fato de termos todos os cursos no mesmo campus colabora para a integração entre professores e alunos de diversas áreas, o que favorece o rendimento acadêmico e científico - observa padre Hortal.
Apesar da liderança acadêmica reconhecida pelo MEC, o reitor acredita que os critérios de avaliação possam ser aperfeiçoados. Ele sugere, por exemplo, que sejam convidados avaliadores de outros países, para buscar uma "pluralidade de olhares" essencial a um diganóstico mais acurado.
- O sistema de avaliação deveria ser mais aberto. O intercâmbio com avaliadores internacionais nos ajudaria a aperfeiçoar métodos, procedimentos.
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