Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Cidade

Chuva sábado e domingo, mas sol volta na segunda

Bianca Baptista e Bruna Smith - Do Portal

04/09/2009

 Lucas Landau

Para aqueles que pretendem viajar neste feriado, convém preparar uma mala com roupas diversificadas. A previsão vai de chuva no fim de semana a sol no feriado de segunda-feira. As temperaturas ficarão entre 18ºC e 28ºC.

Apesar da frente fria que chega ao Rio no fim de semana, o calor registrado nos últimos dias passará a predominar. A primavera só começa oficialmente no dia 22, mas as temperaturas já refletem a próxima estação, observa o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo. Ele afirma, porém, que chuvas poderão ser frequentes e, eventualmente, o carioca passará ainda um friozinho, uma despedida tímida do inverno tropical:

 - Quando uma massa de ar frio encobrir a região, haverá precipitações, resultando numa leve queda de temperatura.

Enquanto isso, a temperatura continua elevada. Na quinta-feira, a máxima chegou a 39°C. O veranico influencia o comportamento de alunos e frequentadores da PUC-Rio. Camila Teófilo, atendente da lanchonete Fast Way, conta que o calor está favorecendo as vendas:

- Desde que começou a esquentar, nós estamos vendendo o dobro de águas de coco e 30% a mais de açaí.

Na YogoCream, a venda de iogurtes aumentou 60% e as coberturas de fruta são as que mais fazem sucesso nesta época do ano:

 - As de morango e blueberry são as preferidas dos alunos.- observa a atendente Michelle da Silva.

Embora impulsione o consumo de água de coco, açaí e sorvete, por exemplo, e renove a vocação praiana do carioca, o verão fora de época não é uma unanimidade entre os estudantes. Caio Carneiro, do 5º período de Design, declara os benefícios do calor: 

- Prefiro o clima assim, bem quente, porque eu não preciso usar calça jeans e tênis. Sinto-me mais à vontade de bermuda e chinelos.

Hanna Erwes, aluna do 4º período de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, reclama da alta temperatura:

- Eu amo dias de sol, mas, como os aparelhos de ar condicionado da universidade ainda não estão podendo funcionar, devido à gripe suína, o calor está incomodando.

Em reunião na tarde desta quinta-feira, a Reitoria decidiu acabar com a proibição de ligar os aparelhos. Segundo o vice-reitor acadêmico Augusto Sampaio, caberá aos professores a decisão de mantê-los em funcionamento.

- Os cartazes para deixar as janelas abertas vão continuar nos corredores da universidade, mas os aparelhos já poderão ser ligados.