Bruna Smith e Luigi Ferrarese - Do Portal
01/09/2009A avaliação do Ministério da Educação divulgada nesta segunda feira, 31 de agosto, renova a liderança acadêmica da PUC-Rio. De acordo com o MEC, é a melhor universidade particular do país. No Rio, está à frente de instituições como a Federal Fluminense (UFF) e a Rural Fluminense, e atrás apenas da UFRJ.
O reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal S.J., reconhece o desempenho positivo e a proeminência no ensino superior, mas ressalva que a classificação (11ª no ranking geral, atrás só de instituições federais) seria melhor se fossem adotados outros critérios. Essa avaliação do MEC adota como parâmetro o Índice Geral de Cursos (IGC), baseado em duas referências: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que indica o rendimento do aluno; e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que aprecia separadamente cada curso (infraestrutura e corpo docente).
Tais indicadores favorecem instituições federais e com oferta menor de cursos. “Logicamente, as menores são privilegiadas. Instituição que oferece apenas dois cursos avaliados pelo Enade está no topo da classificação”, observa o reitor. Baseado naqueles critérios, o MEC atribui a cada instituição uma nota entre 0 e 500, que deve ser referendada por visita técnica.
A PUC-Rio recebeu 379, a melhor entre as universidades particulares, confirmando a tradição de excelência no ensino superior. Ao todo, 588 instituições foram reprovadas pelo MEC – o equivalente a 36,4% do total. Só 1,3% dos centros universitários, faculdades e universidades avaliados obteve a nota máxima.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”