Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Cultura

Minissérie de Silvio Tendler

Paula Araujo - Do Portal

31/08/2009

 Divulgação

Estreia nesta segunda-feira, 31, às 20h30m, na TV Brasil, mais um trabalho do cineasta e professor da PUC-Rio Silvio Tendler. Com o título Era das Utopias, o estudo pretende retratar as principais transformações sociais, econômicas e artísticas do período pós-Segunda Guerra Mundial. Como sinal comum das sociedades, as utopias referem-se a ideais que regem as mudanças sociais.

- Estou muito feliz de ter terminado um trabalho deste porte. O assunto está tendo muita repercussão, espero que consiga corresponder às expectativas – conta.

Há quase duas décadas, o autor pesquisa sobre o tema, catalogando e organizando utopias de sua época. A concretização do longo trabalho é um marco não só em sua carreira, mas em sua vida.

- Esse assunto me mobiliza há 19 anos. A discussão de questões ideológicas está enraizada na minha geração e o surgimento de utopias sempre esteve em voga.

A estreia mobiliza professores e estudiosos interessados em saber como foi feita a construção do filme. A partir de imagens de arquivo e entrevistas inéditas com os principais intelectuais do Pós-Segunda Guerra, o cineasta vai retratar os ideais mais significativos da sociedade ao longo dos anos, como o surgimento do socialismo e suas consequências no século XX. Apolônio de Carvalho, Augusto Boal, Sérgio Cabral e Susan Sontag são alguns dos ilustres entrevistados.