Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2024


Campus

Rede de relacionamentos é decisiva para ganhar o mercado

Bianca Baptista e Yasmim Rosa - Do Portal

28/08/2009

 Luigi Ferrarese

O cultivo de uma rede de relacoinamentos consistente está entre as principais habilidades para conquistar o mercado de trabalho, inclusive um dos mais potentes no Brasil e no mundo: o de telefonia. Assim reforçou Flávio Ferreira, gerente de Mobile Marketing e Parcerias da Tim, em palestra nesta quinta-feira, 27 de agosto. Especialistas da Tim e da Oi apresentaram aos visitantes da Mostra PUC orientações para melhor decidir os rumos profissionais, construir a carreira, superar crises e até reposicionar uma marca como em um mercado saturado.

Tim

“Não há receita para uma carreira de sucesso”, lembrou Flávio Ferreira, ao iniciar a palestra na tarde desta quinta-feira. Ferreira usou sua experiência profissional para mostrar aos jovens como aumentar as chances no mercado de trabalho. Segundo ele, fazer estágio ainda no período universitário é estratégico na montagem de um currículo diferenciado.

– A carreira pode ser comparada a uma escada onde o primeiro degrau é o estágio. Por em prática o que se aprende na teoria de forma eficiente, é uma boa chance para subir mais rapidamente.

Outra estratégia decisiva é manter um networking, uma rede de relacionamento com outros profissionais:

– Ter contato com pessoas de outras empresas é fundamental. E, ao se deixar uma organização, não se deve fechar as portas. Lembre-se: indicações são feitas por amigos – ressalta.

Ferreira acrescenta que cursos no exterior e especializações também são bem-vindos:

São diferenciais quando se está num mundo competitivo, onde os diplomas não são mais fatores de eliminação em um processo seletivo.

 A jornalista e publicitária Flávia Migei, também da Tim, esclareceu um outro ponto importante na guerra por clientes: o reposicionamento de marca. Ela contou que, em 2007, os investimentos no departamento de publicidade tiveram de acompanhar o avanço da convergência de mídia e das novas tecnologias para resgatar a identidade da marca.

Segundo Flávia, nenhuma marca pode ficar estática, conceitos devem ser renovados. Por isso, o logomarca, as propagandas impressas e televisivas da Tim sofreram transformações:

Foi necessário agregar uma forma à marca. Inserimos o The Blue Man Group, que causa impacto e associa a imagem ao conceito de novidade contínua.

O resultado foi imediato: a transformação da marca converteu-se em recuperação da satisfação dos clientes, disse ela.

Oi

Com o intuito de auxiliar os jovens na busca por um estágio, a diretora da Área de Desenvolvimento da Oi Andréia Krug deu algumas dicas para os estudantes. O objetivo da palestra foi expor como são elaborados os processos seletivos e mostrar aos universitários o que é preciso para fazer boas escolhas.

De acordo com Andréia, quatro pontos são fundamentais para quem está à procura de um emprego. O primeiro é: “quem eu sou” e a importância do auto-conhecimento, incluindo sentimentos e preferências. O segundo é o “para onde vamos”, que mostra a necessidade de procurar uma empresa que tenha o mesmo perfil do candidato. O terceiro é “como encontrar uma oportunidade nos lugares em que me identifiquei”. Neste caso, a melhor opção é estar atento à abertura de novos processos seletivos. E o último, “como ser aceito”, aponta para a necessidade de se mostrar um diferencial.

Para ela, é essencial transmitir confiança aos empregadores e ter atitude.

- O estudante precisa, antes de tudo, encontrar uma empresa que tenha o seu estilo. Nas entrevistas, é fundamental mostrar-se capaz de exercer aquela função, de ocupar o cargo mais do que qualquer outro candidato – afirma.

Andréia encerrou a palestra enfatizando o quanto é importante o auto-conhecimento.

- Quem conhece a si mesmo consegue construir uma carreira e se relaciona melhor com os outros. Quem sabe o que quer, chega a seus objetivos primeiro – conclui.

Estágios

É a renovação que leva a Oi e a Tim a participarem todo ano da Mostra PUC-Rio. Com um público semelhante, as duas empresas empregam estudantes de diversas áreas.

De acordo com a estagiária da área de RH da Tim, Natália Lobo, o evento é a maior fonte de recrutamento para estágios que, muitas vezes, acabam em emprego.

- Há uma grande chance de efetivação aqui – completa.

Já segundo Andréia Krug, o grande diferencial das empresas de telecomunicações é o amplo programa de estágio que envolve diversos cursos.

-Não somos uma empresa fechada. Recebemos estudantes de informática, de comunicação e até mesmo da área médica – afirma.

As inscrições para os processos seletivos podem ser feitas tanto nos estandes, nos pilotis do Ala Kennedy, quanto pela internet.