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Rio de Janeiro, 4 de maio de 2024


Campus

Empresas usam artifícios virtuais para atrair visitantes

Bruna Smith e Clarissa Pains - Do Portal

25/08/2009

Lucas Landau

Para atrair um público estimado em 100 mil pessoas, as empresas participantes da XIII Mostra PUC-Rio investem em artifícios de sedução. Desde brindes originais, como fotos personalizadas e garrafinhas conhecidas como squeezes, até serviços como a  programação musical no celular. Na guerra pela atenção dos visitantes, vale até a simulação de pilotagem de Fórmula 1. 

A analista de RH da Oi Michele Coutinho conta que, neste ano, a empresa aposta em atividades dinâmicas:

- Não damos brindes comuns, quisemos inovar. Por isso, chamamos os próprios trainees da empresa para conversar com os estudantes que comparecerem ao estande, e mostrar depoimentos de executivos e estagiários num telão.

Garrafinhas, ecobags (sacolas ecologicamente corretas), canetas e fotos com adereços lideram o ranking dos brindes oferecidos. Segundo Verônica Melo, trainee da Oi, permitir a interferência do público na programação da rádio Oi FM e o download de músicas e vídeos via Bluetooth para seus celulares são as maiores atrações para os visitantes.

Já quem visita o estande do Itaú Unibanco pode ter, em 10 minutos, uma foto posada num fundo personalizado. O fotógrafo Emerson Alves observa que os brindes são um incentivo para quem faz o cadastro e uma forma de interação com o público.

- O conceito da foto está alinhado ao slogan da empresa, “pensar grande é acreditar e fazer o maior”. Assim as pessoas dificilmente esquecerão a marca. - acredita.

Natasha Geraldo, analista de RH da Globo.com, confirma a importância das estratégias para a consolidação de marca:

- Procuramos dar objetos úteis, como bloquinhos de anotações e mousepads. Em algum tempo, as pessoas ainda estarão usando e, mesmo que indiretamente, divulgando a marca.

No Edifício Cardeal Leme, a exibição do Modelo Ferrari F2001 utilizado por Michael Schumacher para vencer seu tetracampeonato é grande novidade. A Shell expõe o carro e permite aos participantes dos seus workshops uma volta no simulador de pilotagem.

Lucas Landau A empresa de vendas online Comprafacil.com investe na diversão para atrair os candidatos a estágio. Os visitantes brincam num tapete eletrônico de dança, "tática que terá sucesso", prevê Diogo Gomes, estagiário da empresa.


Caroline Santos, formada em Relações Internacionais, ressalva que, embora considere os brindes "grandes atrativos", a maior vantagem da Mostra são a concentração de algumas das principais empresas do país e a consequente chance de conquistar uma vaga no mercado.