Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Cultura

'Mostra Silvio Tendler' no Memorial Getúlio Vargas

Bruna Smith - Do Portal

21/08/2009

 Divulgação

Filmes inéditos do cineasta e professor da PUC-Rio Silvio Tendler serão exibidos no Lançamento do Cine História, no Memorial Getúlio Vargas, dia 24 de agosto, às 14h. A data coincide com os 55 anos do suicídio de Getúlio. Depois das sessões, estão programados debates sobre cinema e história com Silvio Tendler, Lúcia Stumpf, presidente da UNE, e Luis Reznik, professor do Departamento de História da PUC-Rio.

A mostra será aberta com os filmes Dr. Getúlio (2000) e Memória do Movimento Estudantil (2007). Em seguida, serão apresentadas outras películas, “um passeio pela história do Brasil”, segundo Tendler. Para ele, é muito importante que os jovens tenham acesso não só aos momentos marcantes do país, como também ao conjunto da obra de um cineasta. "Fico feliz por ter sido lembrado", diz ele.

Tendler, que dirigiu documentários sobre outras personalidades, como Jango e JK, conta o que o levou a se interessar por esses temas:

- Eu decidi que queria fazer cinema muito cedo, aos 13 anos. Ao completar 15, o Brasil estava em plena ditadura militar e eu senti a necessidade de mostrar, anos mais tarde, a outras gerações, o que ocorreu naquela época.

O cineasta acredita que a mostra seja uma boa oportunidade de aprendizado àqueles que se interessam pela vida do ex-presidente da República: " É a melhor passagem pela vida pública de Getúlio", observa.

O Memorial Getúlio Vargas fica no Cine Glória (Praça Luis de Camões, s/n, Glória) e a entrada é gratuita.