Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Cultura

Doutor em Letras pela PUC-Rio lança livro

Luísa Sandes - Do Portal

18/08/2009

Será lançado nesta quarta-feira, 19, o livro O homem que tudo leu, adaptação da tese de doutorado em Letras de Érico Braga Barbosa Lima. O autor, que possui graduação em Engenharia Mecânica e mestrado em Letras pela PUC-Rio, atualmente é pesquisador da Cátedra UNESCO de leitura da Universidade, local onde acontecerá o lançamento da obra.

O homem que tudo leu conta a história da vida do filósofo, poeta, crítico e jurista sergipano Tobias Barreto de Menezes. Além de ter participado de um movimento filosófico denominado Escola do Recife, o intelectual foi patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.

A tese de doutorado de Érico possui uma estrutura ficcional e híbrida dividida em três volumes: romance, peça teatral e resultado de pesquisa de campo. As duas primeiras partes foram mantidas no livro, porém remodeladas para que se adaptassem a seu novo formato.

A obra fundamenta-se em entrevistas com leitores singulares e textos críticos tradicionais que trazem novas perspectivas para a compreensão do fenômeno Tobias Barreto. O perfil do seu leitor é traçado através de textos de autores contemporâneos do filósofo.

- O que mais me atrai na figura do Tobias foi justamente o que me levou a fazer essa estrutura de tese. A capacidade dialógica, a capacidade de interação com o seu momento cultural, político, intelectual, econômico e artístico. Ele pegava as novidades e trazia para as pessoas – diz o autor.

Para Érico, a parte mais difícil na construção de O homem que tudo leu foi comprimir o volume de informações da tese para o livro. Ele tinha páginas de livros xerocadas que formavam mapas pelo chão. Passava de dezoito a vinte horas por dia escolhendo e encaixando textos de uma forma que o resultado final possuísse uma estrutura fluida e artística, não apenas intelectual.