Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2024


Cultura

Amilcar de Castro em exposição na Gávea

Yasmim Rosa - Do Portal

12/08/2009

A galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea, em parceria com a galeria Celma Albuquerque de Belo Horizonte, abre, nesta quarta-feira, 12, a exposição em homenagem ao artista mineiro Amilcar de Castro. Vinte peças estarão em exibição, entre esculturas, telas e desenhos produzidos entre as décadas de 1980 e 1990.

Amilcar Augusto Pereira de Castro nasceu em Paraisópolis, Minas Gerais, e foi escultor, artista plástico e designer gráfico. Em 1953, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu início a sua carreira de diagramador nas revistas Manchete e A Cigarra.

Entre os anos 1957 e 1959, elaborou a reforma gráfica do Jornal do Brasil, que resultou na implantação no país do jornalismo moderno no pós-guerra. O novo modelo gráfico serviu de exemplo para os demais veículos da época, já que, em termos mercadológicos, era mais lucrativo. Do ponto de vista da história do design no Brasil, também é um marco importante. A força da nova caracterização visual do jornal evidencia o papel que a iniciativa gráfica assumiu dentro do jornalismo.

A galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea fica na rua João Borges, 86, Gávea. Funciona de segunda à sexta, de 12h às 19h, e aos sábados, das 15h às 19h. Entrada gratuita. A exposição estará aberta até o dia 12 de setembro. Para mais informações: 2294-4305.