Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2024


Cidade

Novo museu de Copacabana tem seu projeto vencedor

Bruna Santamarina - Do Portal

11/08/2009

Escolhido por um júri de onze especialistas, o projeto do escritório de arquitetura americano Diller Scofidio Renfro venceu por unanimidade, nesta segunda-feira, 10, o concurso para o novo prédio Museu da Imagem e do Som (MIS). Foram sete as propostas concorrentes: quatro brasileiras, uma japonesa, uma polonesa e uma americana. O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio Alder Catunda e cinco alunos da Universidade foram convidados a participar da defesa aberta dos projetos.

 

O MIS ficará em um dos cenários mais conhecidos da cidade, fonte de inspiração dos arquitetos americanos: a praia de Copacabana. O prédio será construído na Avenida Atlântica, no lugar onde, hoje, funciona a boate Help. Os autores da proposta vencedora tiveram inspiração nas ondas do calçadão da praia, um dos projetos paisagísticos mais conhecidos do arquiteto Burle Marx. Alder afirmou que o vencedor se destacou com uma apresentação competente:

 

– A arquitetura vencedora tem características próprias e específicas. O programa foi cumprido e até superou as expectativas. O espaço será bem utilizado, tirando proveito da paisagem e sabendo ler os ícones da praia.

 

Cerca de R$ 65 milhões serão gastos para a construção, que deve terminar em dois anos e meio. O prédio é considerado ousado, pois terá rampas externas, vidros e grandes áreas vazadas. O novo MIS é uma parceria do governo estadual, que contribuirá com uma fatia de R$ 50 milhões, e da Fundação Roberto Marinho. Atualmente, o Museu tem duas sedes, uma na Lapa e outra na Praça Quinze. Quando as obras terminarem, todas as atividades serão transferidas para Copacabana.

 

– É interessante como o museu, com rampas e escadas, foi construído. O percurso foi trazido para a fachada. Desta forma, atrai para o museu as pessoas que estão na praia e para a praia as que estão no museu – avalia Alder.

 

O professor e os alunos foram convidados para a defesa dos projetos pela Fundação Roberto Marinho. Alder considera a iniciativa excelente. Segundo ele, há poucas oportunidades de ver autores defendendo suas propostas em concursos fechados e privados.

 

– O intercâmbio de idéias entre a profissão e a sociedade é muito importante.