Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Cultura

Estreia no Brasil o espetáculo teatral Náufragos

Luísa Sandes - Do Portal

07/08/2009

A peça Náufragos estreia no Brasil amanhã, 8, com direção da doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio Alessandra Vannucci. O premiado texto, que teve sua primeira montagem feita na Itália pelo autor Massimo Bravasto, conta a história de Alonso e Sancho (Nicola Lama e Marcelo Aquino), dois personagens perdidos na turbulenta cidade do Rio de Janeiro.

– Eu sou apaixonada por esses dois personagens e acho que o público também se apaixona, porque são a face humana da nossa loucura urbana – diz Alessandra.

Eles são sujeitos ao mesmo tempo trágicos e cômicos, que vivem em clínicas de recuperação, quando resolvem mudar de identidade e experimentar novas aventuras. Passam a chamar-se Dom Quixote e Sancho Pança, nome dos personagens principais da obra Dom Quixote de La Mancha, do espanhol Augusto de Cervantes.

– O riso em cima do ser humano é trágico – afirma a diretora.

Alonso e Sancho percorrem os labirintos da nossa caótica cidade acompanhados pelos seus sons e pela sua música. Esse percurso faz com que eles próprios enfrentem seus medos em uma procura por si mesmos. O humor-negro de Náufragos mostra as contradições e sentimentos desses dois anti-heróis. É uma trama repleta de aventuras bizarras e de poesia. A partir de uma estética grotesca, a peça diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver.

Para Alessandra, o herói não interessa, mas sim o anti-herói. Este tem um ato de comédia que a diretora considera muito mais humano, e que a sensibiliza muito mais do que o triunfo do herói.

 

Local: Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro.
Telefone: 3261-2550.
Capacidade: 142 lugares.
Data: de 8 de agosto a 13 de setembro.
Dias: de sexta a domingo, às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria: de quinta a domingo, das 15h às 19h.