Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Festival de cinema exibe curtas universitários

Clarissa Pains - Do Portal

31/07/2009

Em um ano de crise econômica e mudanças no principal mecanismo de fomento à cultura – a Lei Rouanet – os eventos culturais que conseguiram sua viabilização merecem os parabéns pelo simples fato de serem realizados. É neste contexto que acontece, no Rio, a 14ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, de 29 de julho a 9 de agosto. Com a atenção voltada para os curtas-metragens, serão apresentados 450 filmes produzidos em mais de 60 universidades do mundo inteiro, sempre com entrada franca.

Os destaques são a Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva Internacional, que permitem a universitários exibir seus trabalhos produzidos em 16 e 35 mm, em qualquer formato de vídeo. Ao todo, 44 estudantes brasileiros e 36 estrangeiros foram selecionados, dentre mais de 1.300 inscritos, e terão suas produções exibidas no Centro Cultural Correios, na Caixa Cultural e no Oi Futuro.

Dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, o Festival organizará, este ano, debates com professores franceses e mostras de filmes universitários do país.

Com o intuito de incentivar a produção de filmes em universidades, mesmos os excluídos do grupo selecionado também terão seu lugar nas telas, já que todos os trabalhos inscritos sempre são exibidos. O Festival funciona como ponto de encontro, discussão e avaliação dos caminhos de ensino do cinema e do audiovisual.

Dentre as sessões especiais, o evento conta com a exibição do longa Apenas o Fim, de Matheus Souza, estudante da PUC-Rio. Os 80 minutos filmados por Matheus serão apresentados na Caixa Cultural, amanhã, dia 1°, às 18h30min.

A PUC-Rio também entra em cena no 14º Festival como responsável pela edição de som do filme premiado na Oficina de Roteiros ministrada durante o encontro do ano passado. Este trabalho poderá ser assistido na última noite do evento.

Para conferir toda a extensa programação deste ano, acesse o site do Festival.