Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Especialista analisa os jogos do dia a dia

Clarissa Pains - Do Portal

31/07/2009

Divulgação

Em 2001, o grande público conheceu o matemático norte-americano John Nash, cuja vida foi retratada na pele de Russell Crowe, no filme Uma mente brilhante. O estudo de Nash sobre a Teoria dos Jogos, que lhe rendeu um Prêmio Nobel de Economia, pode, de acordo com alguns especialistas, ser aplicado tanto a simples jogos de entretenimento como a aspectos bastante significativos da vida em sociedade, como o jogo político, o amoroso e o sócio-econômico. Esta é a abordagem do curso Jogos da vida: disputa e cooperação no dia-a-dia, que será realizado no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP), a partir do dia 5 de agosto, pelo ex-aluno e ex-diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio (1990/92), atual professor titular da Universidade do Alabama, Eduardo Neiva.

Inicialmente desenvolvida com o objetivo de compreender o comportamento econômico, a Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada, é utilizada hoje nos mais diversos meios acadêmicos, como Ciência Política, Filosofia, Ciência da Computação, Biologia e, mais recentemente, Comunicação.

O penúltimo livro de Neiva, Jogos de Comunicação, relaciona os estudos desta área à Teoria dos Jogos e também às formulações de Darwin. Derivado desta publicação, o curso pretende analisar o modo como disputa e cooperação, dois problemas que definem a vida humana e natural, se entrelaçam, e os planos de ação, ou seja, as estratégias ideais tanto para um quanto para outro caso. O aluno será introduzido a teorias que, segundo o professor, embora sejam fundamentais, nem sempre são reconhecidas para o pensamento contemporâneo.

- O livro e o curso são parte de meu esforço em encontrar um novo modelo para o entendimento do humano e da sociedade que situe tudo na vida biológica e interativa - afirma.

Para Neiva, os resultados do estudo de Nash revelam valiosas interpretações acerca dos sistemas culturais, sua grande preocupação.

- Utilizando um teorema de matemática chamado teorema do ponto fixo de Kakutani, Nash demonstrou que, para cada conflito, existe pelo menos um ponto de encontro em que ambos os disputantes podem ceder. A implicação é fantástica: a paz é possível.

Eduardo Neiva, que mora nos Estados Unidos há 18 anos e escreveu mais de uma centena de artigos e livros em português e em inglês, volta ao Brasil semana que vem para ministrar quatro aulas no POP.

- O curso é para todos que tenham interesse intelectual e curiosidade num novo continente de ideias – diz o professor.

 

Jogos da vida: disputa e cooperação no dia-a-dia

Data: dias 5, 7, 12 e 14 de agosto
Horário: das 19h30min  às 21h30min
Local: POP (Polo de Pensamento Contemporâneo)
Endereço: Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro/RJ
Preço: R$ 320 (Desconto de 10% para estudantes universitários e professores)
Maiores informações: (21) 2286-3299 e 2286-3682

Ao longo do 2° semestre deste ano, o POP oferecerá 30 cursos e oficinas em que assuntos da atualidade serão debatidos por profissionais de diversas áreas – do direito à tecnologia, do teatro ao jornalismo, do cinema à teoria social.

Para conferir a programação completa e obter mais informações, acesse o site do Polo.