Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Estudante ganha concurso de crítica de cinema

Lucas Landau - Do Portal

30/07/2009

 Divulgação

“As minhas veias são ‘um rolo de filme’”. É assim que Victor Fiuza descreve a importância do cinema para ele. Victor, 19 anos, estudante de cinema da PUC-Rio, está no terceiro período e é o mais novo integrante do Júri Popular do Festival de Cinema de Gramado.

 

A colunista Heloisa Tolipan, do Jornal do Brasil, promoveu o concurso Quer ser jurado em Gramado?, onde o participante deveria escrever uma crítica sobre um filme que já tivesse participado de alguma edição do festival. Com um texto sobre o longa Deserto Feliz, Victor estará em Gramado entre os dias 9 e 15 de agosto.

 

Seu contato com cinema é através dos curtas-metragens em que trabalha com amigos da PUC. Para o estudante, a surpresa com o resultado foi grande.

 

- É incrível, a ficha ainda não caiu. Só quem faz Cinema entende tudo que o Festival de Gramado representa.

 

O jovem conta que escolheu Deserto Feliz por representar um cinema nordestino bastante regionalista, mas ao mesmo tempo nacionalista.

 

- Este filme é um dos maiores exemplos desse Cinema, e também um dos meus favoritos.

 

Um pequeno engano deixou a premiação mais emocionante, especialmente para Victor. Quando foi divulgado o resultado do concurso, uma crítica sobre um filme que não tinha participado do festival havia ganho. Porém, logo que o erro foi esclarecido, foi anunciada a vitória do estudante.

 

Victor diz ter muita expectativa quanto à participação no Júri Popular e espera “estar à altura”. Independente de estar à altura, ele está nas alturas, quase literalmente: serão seus primeiros passos fora do Rio e a primeira vez que andará de avião.

 

Para esta matéria, Victor concedeu uma entrevista por e-mail e nela fez questão de tratar cinema com letra maiúscula; é de maneira respeitosa e com muita admiração que o jovem pretende estender o rolo de filme de suas veias.