Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2024


Cultura

Vagas de mestrado em cinema no exterior

Yasmim Rosa - Do Portal

22/07/2009

Quem sonha fazer mestrado em cinema fora do país agora tem mais uma chance. Estão abertas até o dia 31 deste mês as inscrições do Programa de Bolsa de Estudos para Master of Fine Arts (MFA), nos Estados Unidos.

O Programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o governo dos Estados Unidos, por intermédio da Coordenação Geral de Cooperação Internacional e da Comissão para o Intercâmbio Educacional, a Fullbright.

A bolsa tem como objetivo a complementação da formação de jovens profissionais que atuem na área de produção acadêmica cinematográfica no Brasil. Entre os benefícios estão o custeio das passagens de ida e volta, auxílio instalação, pagamento da anuidade e taxas acadêmicas da universidade nos Estados Unidos, além de bolsa mensal.

O MFA é uma modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual e confere ao portador o grau máximo de formação acadêmica nas diversas áreas de especialização em realização artística em cinema e audiovisual.

O programa vai selecionar dois bolsistas para iniciar o curso em 2010. A seleção será feita em três fases: verificação de documentos, análise do mérito e entrevista. Todo o processo seletivo será realizado no Distrito Federal, e caberão aos candidatos as despesas de transporte e acomodação.

Para participar do programa, o candidato deve ser brasileiro, possuir diploma de nível superior, ter experiência comprovada na área de elaboração de produção cinematográfica; e não estar recebendo nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro ou da Comissão Fulbright para a realização de pós-graduação stricto sensu.

É necessário, também, apresentar um documento de proficiência em língua inglesa. Serão aceitos os resultados do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) com, no mínimo, 90 pontos, do iBT (internet Based Test) e do CBT (Computer Based Test). O TOEFL poderá ser substituído pelo IELTS (International English Language Testing Systems) com uma pontuação mínima de 7.0.

Para mais informações acesse o site da CAPES ou envie sua dúvida para o e-mail cgci@capes.gov.br.